Natália formou-se em estatística porque lhe pareceu um curso distante das normas gramaticais pelas quais nutria demasiada antipatia. “Sou péssima em português” e “português não faz sentido” eram frases constantemente proferidas por ela. Mas, se a Última flor do Lácio era o problema, a matemática era a solução.
– Fale-me de alguma coisa que não possa ser calculada estatisticamente, Cíntia.
– O amor.
– Claro que pode. Segundo pesquisas, 31,4% dos casamentos acabam em divórcio no Brasil. E os outros 68,6 % da população AFIRMAM que...
– Seu português não é tão ruim, está vendo?
– O que eu falei?
– Os outros 68,6% AFIRMAM. Certíssimo. Como você colocou modificadores, OS e OUTROS, a concordância necessariamente ocorre com eles.
– Não entendi. Tá vendo como português é chato?
– Preste atenção, porque você trabalha com pesquisa de perfil de consumidores, né?
– Então! Você acha que o seu chefe não sabe concordância de porcentagem? É claro que sabe.
– Tá bom...
– É muito simples: 1% das pessoas AFIRMOU ou AFIRMARAM, porque podemos concordar com o número ou com o substantivo. Você sabe que pessoas é substantivo, né?
– Claro! Não sou tão analfabeta.
– Ótimo. Se vier um modificador antes...
– O que é um modificador?
– São as palavras que vão completar ou modificar o substantivo de alguma forma, como MUITOS, VÁRIOS, OS.
– Tá.
– Então, se vier um modificador antes, o verbo concordará com esse modificador. Por exemplo: OS 80% do povo VOTARAM. Apesar de povo ser singular, você vai concordar com o modificador OS. Entendeu?
– Sim... E CERCA DE? CERCA DE 10% votou ou votaram?
– Quando ocorrem as expressões CERCA DE, PERTO DE, MAIS DE, o verbo concorda com a porcentagem: CERCA de 10% da população VOTARAM.
– Fácil de entender, difícil de decorar.
– Coloque uma colinha no seu celular ou no seu computador. Você vai memorizar de tanto consultar.
– É importante, né?
– Claro! São palavras que fazem parte do seu dia a dia profissional! Uma vergonha você não saber.
– Como você faz para decorar tantas regras de gramática, Cíntia?
– Segundo pesquisas, aprendemos mais com professores divertidos. Hahaha! A minha professora de português do colégio era hilária. E o seu de matemática?
– Divertido e gato, amiga.
– Então OS 100% do conteúdo FOI ou FORAM aproveitados?
– FORAM aproveitadíssimos, professora. Que homem!
– E você, adolescente, pegava-se imaginando o cateto discente com a hipotenusa estudantil, mas tudo isso daria uma inequação à décima potência. Assim, achou melhor deixar essa função logarítmica de lado e foi procurar um número primo, né?
– Quê?
– Ah, deixa pra lá. Era só uma história entre o cateto e a hipotenusa!