(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas JUVENTUDE REVERSA

Outubro: 35 anos da Constituição de 88 e o início de mais uma guerra

Carta Magna: sempre é bom lembrar o discurso de Ulysses Guimarães. Não busque um "curti" fácil sobre o que não conhece, exemplo: conflito Israel e Palestina


12/10/2023 07:48
1152

Soldado caminha sobre tanque de Israel
Soldado caminha sobre tanque de Israel (foto: YURI CORTEZ / AFP)

“Hoje, 5 de outubro de 1988, no que tange à Constituição, a Nação mudou. A Constituição mudou na sua elaboração, mudou na definição dos Poderes. Mudou restaurando a federação, mudou quando quer mudar o homem cidadão E é só cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa...”. Foi assim que o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, iniciou o discurso de promulgação da Constituição Federal.

Pilar da democracia nacional, a constituição de 88 versa sobre os mais diversificados temas. Ao longo de 35 anos – o maior período democrático da história da República brasileira – a nossa jovem e tão testada constituição trouxe grandes avanços sociais e institucionais. Há, ainda, muitos desafios aos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) para garantir, como diz a Constituição, a construção de uma sociedade mais igualitária. “A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca...” (Ulysses Guimarães).

É hora de união entre os poderes. Que venham os próximos 35 anos!!!

Duas guerras gravíssimas em pontos estratégicos do mundo, Europa e Oriente Médio, acontecem ao mesmo tempo. Informe-se, não compartilhe em busca de um “curti” fácil sobre assunto que você não conhece. Compartilhar desinformação ou discurso de ódio sobre o conflito entre Israel e Gaza Palestina é prejudicial, espalha-se facilmente, torna-se mais difícil para as pessoas entenderem o que está acontecendo, além de colocar vidas em risco. Todos nós podemos fazer a nossa parte para parar a disseminar desinformação. Faça uma pausa e pense o seguinte antes de compartilhar uma notícia:

1- QUEM compartilhou isso? As pessoas muitas vezes compartilham sem verificar se é verdade. Só porque seu amigo compartilhou não significa que seja verdade.
2- QUAL é a fonte? Rastrear a fonte original vai ajudá-lo a decidir se é de confiança.
3- POR QUE você quer compartilhar isso? Se você está compartilhando para provocar uma reação nos outros, faça uma pausa.
4- QUANDO e ONDE isso foi publicado? Você pode dizer quando e onde isto aconteceu? As informações podem ter sido alteradas. Certifique-se de que o que lê está atualizado.

Os meus votos vão para o estabelecimento de um diálogo de paz, onde o Estado palestino seja plenamente reconhecido ao lado do isarelense.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)