
>>>
Houve promessas de injeção de recursos por parte de figuras do mundo oficial mineiro e do setor cultural e empresarial, mas até agora não foram concretizadas. A Casa de Juscelino continua funcionando, pois sua direção não quer fechá-la novamente. Em todos os países, memoriais em honra de grandes dirigentes são mantidos com certa segurança tanto com apoio de órgãos oficiais quanto de instituições privadas. No Brasil, como a preservação da memória não é levada a sério, esses contratempos se tornaram corriqueiros. A Casa de Juscelino está lutando para sobreviver.
FILARMÔNICA
TCHAIKOVSKY EM CENA
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que em 27 de fevereiro comemorou seus cinco anos na Sala Minas Gerais, dá hoje repeteco do programa apresentado ontem, em que o destaque é a famosa Sinfonia nº 6, de Tchaikovsky, dita A patética. Aliás, este mês será o mais movimentado de 2020, com nada menos de 10 apresentações. As próximas serão nos dias 14, 19, 20, 22, 26, 27 e 31. Aliás, no dia 31, a peça principal será o Concerto para piano e orquestra nº 22, de Mozart. Regência do maestro convi
ASPIRINA
A PEQUENA NOTÁVEL
Completam-se hoje 121 anos que a farmacêutica alemã Bayer lançou no mercado o medicamento conhecido como aspirina. Considerado até hoje um remédio sem defeito, mantém-se como um dos mais utilizados do mundo, com consumo anual de cerca de 40 mil toneladas. A fórmula não mudou desde 1899, quando foi lançado. Trata-se do ácido acetilsalicílico, sintetizado em 1897 pelo químico alemão Félix Hoffmann, que tornou a substância totalmente tolerável. A se lembrar que esse ácido, extraído da casca do salgueiro, é utilizado há mais de 3.500 anos. Salve, herr Hoffmann!
EFEMÉRIDES
GÊNIOS DO RENASCIMENTO
A Itália, vítima azarada do coronavírus, comemora hoje, com fervor e admiração, os 545 anos de nascimento de um dos maiores artistas de todos os tempos, Miguel Ângelo Buonarroti, nascido em Caprese, em 6 de março de 1475, e morto em Roma, em 1564, com 88 anos. Homem de múltiplas atividades (como Leonardo da Vinci), foi portentoso escultor, pintor e arquiteto.
>>>
A propósito, hoje é também a data de nascimento do alemão Jakob Fugger, considerado o maior banqueiro de todos os tempos. Viveu de 1459 a 1525. Todos os reis da Europa eram seus devedores. Financiava tudo. Era considerado o homem mais rico do mundo, mais do que o imperador da China e grandes khans da Ásia juntos. Sua fortuna hoje seria de US$ 600 bilhões. A família Fugger, da nobreza alemã, existe até hoje.
ELEIÇÃO
CHAPA ÚNICA
Tudo indica que a eleição da nova diretoria do Automóvel Clube de Minas Gerais, em abril, acontecerá mesmo na base da chapa única. O único candidato a presidente deve ser o ex-deputado federal Saulo Coelho, atual provedor da Santa Casa de Belo Horizonte. O candidato a vice-presidente foi oficializado na segunda-feira. É o industrial Francisco Guerra Lage, do grupo Orguel.dado Muhai Tang, um dos maiores regentes da China.
POSSE
BH CONVENTION BUREAU
Foi marcada para terça-feira a solenidade de posse da diretoria do BH Convention & Visitors Bureau, que não será tão nova assim, pois o atual presidente-executivo, Jair Aguiar Neto, do Actuall Hotel, foi reeleito. São seis vice-presidentes, cada com uma função própria: Flávia Botelho de Carvalho, Alisson Teixeira Martins, Anderson Vieira Bastos, Uriel da Silva Pinheiro, Gustavo Henrique Alves e Ricardo de Arruda Penteado, do BH Airport. Faz parte do conselho curador o ex-deputado federal Octávio Elísio Alves de Brito, que andava meio desaparecido das canchas.
ACMINAS
300 ANOS DA CAPITANIA
A Associação Comercial de Minas também está participando das comemorações dos 300 anos da separação das Minas Gerais de São Paulo e sua elevação, pela Coroa portuguesa à condição de Capitania de Minas do Ouro. Vai haver sessão alusiva ao fato na segunda-feira, na sede da entidade. O orador principal será o senador Antonio Anastasia. A data oficial de criação da capitania é 12 de setembro de 1720. Anfitriona o ato Agnaldo Diniz, presidente da ACMinas.