Essencial para o sucesso de qualquer empresa, a gestão financeira abraça a administração de ativos, passivos, fluxo de caixa, capital de giro, custos, liquidez até a análise de investimentos e o planejamento de longo prazo. É daqui que advém as informações sobre os riscos e oportunidades financeiras enfrentados pela empresa, apoiando a tomada de decisões e a visão mais clara de objetivos e metas.
E ainda, sem essas informações claras e processadas, não é possível construir uma precificação correta, criar promoções e ações comerciais economicamente eficientes e muito menos pensar em investir em inovações de forma planejada.
Mas por que, então, tantos empreendedores negligenciam essa parte tão importante da empresa? Porque é muito trabalhoso difícil e, muitas vezes chato.
A necessidade de focar no negócio em si faz com que a gestão financeira acabe ficando em segundo plano, o que pode acabar custando a sobrevivência da empresa.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas brasileiras não conseguem seguir operando por mais de três anos por conta da falta de controle financeiro.
E é aí que entra a tecnologia. Os avanços tecnológicos e a digitalização alavancaram a criação de serviços financeiros que facilitam a vida de quem quer empreender. De bancos digitais a sistemas de gestão empresarial completos e integrados (os ERP), passando por uma contabilidade totalmente digital.
Existem softwares atualmente que conseguem interligar as informações de qualquer tipo de transação com o ERP integrando máquinas (leitores, caixas, smartphones, computadores, câmeras) e softwares a tarefas humanas.
Vejamos algumas grandes vantagens com o uso de tecnologia no dia a dia financeiro de uma empresa:
- Controle das finanças quando e onde o gestor estiver.
- Otimização do tempo.
- Inúmeras tarefas burocráticas automatizadas.
- Gestão inteligente de dados.
- Automatização de cobranças.
- Emissão de notas fiscais.
- Controle de reembolsos.
- Automatização da conciliação financeira.
- Registros de contas a pagar e receber.
- Automatização de pagamentos.
- Emissão de boletos.