“Pretendemos trazer de volta aquele ambiente familiar encontrado nas mesas dos botecos de Belo Horizonte. Esperamos um público ávido pelo retorno às ruas. Vamos encher os bares participantes de pessoas prontas a comemorar nossa hospitalidade e nossa mineiridade no cardápio mais que acolhedor”, revela o organizador do festival, Antônio Lúcio Martins.
A mineiridade foi o tema escolhido para os pratos. Cada boteco deverá elaborar seu tira-gosto sem restrições, com os preços entre R$ 30 a R$ 40. O objetivo é valorizar a culinária de boteco de raiz, reforçar a identidade da cidade como a capital nacional dos botecos e homenagear a riqueza e a diversidade da culinária tradicional.
“Vamos pesquisar a nossa história, nossas festas religiosas, a evolução da nossa gastronomia, partindo da famosa cozinha dos tropeiros, passando pela cozinha das fazendas, pelas influências dos nossos imigrantes, chegando aos tempos atuais com a moderna cozinha mineira”, incentiva Antônio.
Leia: Festival no Mercado Novo reúne cinema e gastronomia neste fim de semana
O público poderá eleger o melhor boteco, considerando critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento. O voto popular será registrado por meio de um QR code, disponibilizado nos botecos, e direcionado para a plataforma de votação digital. A nota do público representará 50% do total de votos, na apuração final.
Leia: Arte do sabor: nova gelateria vira sensação em Lagoa Santa
A outra metade da avaliação será feita por um júri especializado. A apuração dos votos será auditada por empresa especializada. A divulgação do resultado acontecerá em uma cerimônia de premiação fechada para convidados.
Serviço
7ª Edição Festival Botecar
31 de outubro a 30 de novembro
festivalbotecar.com.br @festival_botecar
*Estagiária sob supervisão do subeditor Edu Oliveira