Comerciantes da Rua Monteiro Lobato, no Bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha, contabilizam reduções de até 50% nas vendas com as mudanças no trânsito da região. Há cerca de um ano, a via passou a ser mão única no sentido bairro/centro, parte do plano implantado pela BHTrans no ano passado, a pedido dos próprios moradores.
Estima-se que mais de 20 lojas tenham baixado as portas nos últimos meses. Prova disso é uma faixa colocada na porta de um dos estabelecimentos para chamar a atenção do prefeito Marcio Lacerda, além de um abaixo-assinado com 10 mil assinaturas para tentar reverter as alterações na via. A gerente de um salão de beleza na rua, Paula Nívea Cardoso, conta que o movimento caiu pela metade. “A situação piorou muito, já que o fluxo de veículos diminuiu. As pessoas que vêm do centro precisam fazer um grande retorno, o que acaba desanimando a maioria”, disse.
Segundo o dono de uma padaria, Bêto Nero, o aluguel de uma loja de 40 metros quadrados custa, em média, R$ 1.800. “Quem não tem uma reserva, não consegue continuar e fecha as portas". Já nos reunimos várias vezes com a BHTrans, mas sem sucesso. Estamos de mãos atadas”, lamenta.
Apesar de defender as alterações feitas em toda a região, a Associação Comunitária do Bairro Ouro Preto reconhece que as reivindicações dos comerciantes são “legítimas” e “democráticas”. Segundo o presidente Marcio Saldanha, o projeto vem sendo estudado há pelo menos cinco anos. “Foi uma reivindicação dos moradores e durante esses anos, os próprios comerciantes foram consultados”, disse.
Por meio de nota, a BHTrans informou que o projeto do Bairro Ouro Preto foi dividido em etapas e a primeira delas foi implantada em janeiro de 2012. Já a mão única na Rua Monteiro Lobato, entre as Ruas Apucarana e Conceição do Mato Dentro, neste sentido, foi implantada no dia 5 de junho do ano passado.
Conforme a empresa, as melhorias do projeto atendem às solicitações da comunidade e foram amplamente discutidas em reuniões com os moradores e comerciantes. Segundo avaliação da BHTrans, as medidas implantadas alcançaram resultados positivos para o bairro e adjacências.