Os consumidores de energia elétrica receberam R$ 346 milhões em compensações por interrupções no fornecimento de energia elétrica em 2013. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram pagas 100,2 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais que apontam a duração e a frequência dos episódios de falta de energia.
A compensação é automática e deve ser paga em até dois meses após a interrupção. Um mesmo consumidor pode ser compensado mais de uma vez no ano. Em 2012, foram registradas 98,7 milhões de compensações, que somaram R$ 437 milhões.
A concessionária que mais gastou com compensações aos consumidores no ano passado foi a Celg (GO), com um valor total de R$ 55,7 milhões. Em seguida aparecem a Light (RJ), com R$ 45,5 milhões, a Coelba (BA), que devolveu R$ 24,5 milhões, a Cemig (MG), que compensou R$ 24,2 milhões, e a Cemat (MT), com um valor total de R$ 19 milhões.
As empresas CEA (AP), Cerr (RR), Forcel (PR), Boa Vista (RR), AME (AM), Ampla (RJ), Ceal (AL), Cepisa (PI), ELFSM (ES), EFLUL (SC) não informaram à agência todas as informações relativa aos valores devolvidos aos consumidores e poderão receber de multa pelo não envio de indicadores. Os dados encaminhados pelas distribuidoras de energia à Aneel ainda irão passar por verificação pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.