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Estado de Minas

Campanha da Heineken com tom machista causa polêmica

O vídeo promovendo a final da Uefa Champions League apresenta uma liquidação de sapatos femininos que irá acontecer no mesmo horário do jogo


postado em 23/05/2014 18:21 / atualizado em 23/05/2014 18:32

A campanha foi considerada de
A campanha foi considerada de "mau gosto" e machista (foto: Reprodução / Youtube)

A mais recente campanha da fabricante de cervejas Heineken, promovendo a final da Liga dos Campeões da Uefa, provocou o furor de muitas mulheres brasileiras. Mesmo sem as famosas 'peladas' ilustrando a venda de cervejas, a empresa caiu no famoso clichê de que mulher e futebol não combinam e por isso ganhou até evento boicote nas redes sociais.

No vídeo, divulgado no último dia 21, a marca anuncia uma promoção de sapatos femininos marcada para acontecer na mesma hora da final. O primeiro frame da campanha já anuncia para o telespectador masculino: “Quer perder a final da Champions League? Não veja esse vídeo”.

A mensagem é mesmo toda voltada para homens e a promessa é de uma tarde livre de companhias femininas. “Você vai assistir com seus amigos, com uma Heineken na mão e o melhor, sem dispensar sua mulher – porque desta vez é ela quem vai dispensar você”, diz um locutor antes de apresentar a Heineken Shoe sale. O clichê de que mulheres não gostam de futebol foi superexplorado. Mais à frente a campanha deixa claro essa divergência de interesses entre homens e mulheres, futebol para eles, sapatos para elas. “Você feliz com seus amigos, sua mulher feliz com você”, reforça o locutor perto do final do vídeo.

Veja a campanha:


A intenção, segundo a empresa, foi promover o jogo de forma “bem humorada”. Por meio de nota, ela disse ter feito analogia a situações corriqueiras no relacionamento de alguns casais. “A marca não tem a intenção de reforçar estereótipos ou causar qualquer desconforto ou constrangimento. A Heineken reitera o respeito por todos os seus consumidores”, reforça.

A ideia de ser bem humorada não deu tão certo quanto o esperado e causou grande repercussão na web. A campanha nacional teve sofreu até críticas internacionais e foi chamada pelo portal Business Insider de “de mau gosto”.

No Facebook, um evento de boicote foi marcado para este sábado, dia em que a promoção e a final do campeonato acontecem. A proposta é não beber a cerveja e postar fotos de protesto contra a campanha, assim como as hashtags #notbuyingit #HeinekenShoeFail #SemHeineken #SemShoestock. “Nós dispensamos cerveja machista que nos trata como objeto sexual ou como propriedades mimizentas do maridos, consumistas e fúteis ao ponto de esquecer do mundo enquanto estamos comprando sapatos”, explica a descrição do evento. Até a hora em que essa matéria foi publicada, mais de mil pessoas confirmaram participar.

A Heineken patrocina a liga dos campeões da Europa há mais de uma década e é famosa por suas campanhas inusitadas e divertidas. Em outra ocasião, a marca lançou uma campanha que faz também analogia a essas “situações corriqueiras” de casais, mostrando o fascínio de mulheres por sapatos e de homens por ceveja.

Mais de 500 pessoas se manifestaram no link do vídeo no Youtube, tanto contra e a favor da campanha. Muitas mulheres não gostaram. “Propaganda mais sexista dos últimos tempos. Afinal de contas, né, gente, mulher não gosta de futebol, não gosta de cerveja... só de sapatos! De salto ainda, gente!”, disse a usuária Fernanda Kraemer. “Vou dispensar, é campanha machista. Sábado vou ver a Champions com o namorado e tomar qualquer outra marca de cerveja que não seja Heineken. #HeinekenShoeFail”, compartilhou Clarissa Pellegrini.

Para os homens o impacto não foi o mesmo. “Cervejaria Heineken, não liga pra esses comentários bobos de pessoas sem senso de humor! A ideia é ótima e acertou em cheio a maioria dos fãs de futebol Parabéns!!!%uFEFF", apoiou Olimpio dos Santos Filho. Felipe Pedrolli concordou: “Simples: mulher que gosta de futebol vai ver o jogo com o marido. Pra aquelas que não gostam, a marca está trazendo a possibilidade de tbm se divertirem. Não entendo ao certo o motivo de tanto mimimi... ótima ação e belo insight”.


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