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Estado de Minas

Hidrovias entram na rota das concessões em Minas Gerais

Para otimizar embarque de produtos ao exterior, governo de estado admite parceria para investir em portos fluviais


postado em 04/06/2014 06:00 / atualizado em 04/06/2014 07:32

Aeroporto Industrial na Grande BH: acordo com concessionário de Confins para agilizar funcionamento (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Aeroporto Industrial na Grande BH: acordo com concessionário de Confins para agilizar funcionamento (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

O governo de Minas Gerais quer atacar as deficiências de logística para escoamento de produtos destinados às exportações e admite compartilhar investimentos com a iniciativa privada em infraestrutura de portos fluviais. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, entrega até dezembro a proposta de concessão de hidrovias com base em estudo que está sendo feito para definição do melhor modelo entre a licitação pública e uma parceria público-privada (PPP).

Em outra frente para contornar um dos principais gargalos no comércio de Minas com o exterior, técnicos antecipam acordo com a nova empresa concessionária do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Confins, na Grande BH – a BH Airport – com objetivo de pôr em funcionamento o Aeroporto-Indústria, área incentivada aos exportadores no terminal. A BH Aiport reúne os vencedores do leilão de Confins, a CCR S/A e os operadores Flughafen Zurich AG e Flughafen Munchen GmbH. O governo mineiro pretende reservar espaço no aeroporto também para a instalação de câmaras frigoríficas a serviço de embarques de alimentos.

Segundo Nery, estão sendo analisados a viabilidade econômica da hidrovia e o formato jurídico de uma eventual concessão. “Demanda existe, principalmente do agronegócio e do comércio de gás, que justificaria uma hidrovia em determinados pontos do interior do estado”, afirmou. O secretário não revelou, no entanto, a localização dos modais de transporte, com o argumento de que a divulgação antecipada pode prejudicar a licitação de áreas.

Para o professor Mário Cicareli Pinheiro, do departamento de Engenharia Hidráulica de Recursos Hídricos da UFMG, a estratégia faz sentido como aproveitamento dos rios São Francisco e Paranaíba. No Velho Chico, a opção natural seria a revitalização da estrutura da hidrovia existente a partir de Pirapora, no Norte do estado, que já conta com porto e equipamentos. Outra possibilidade seria a navegação comercial no Paranaíba, no Triângulo Mineiro, conectando o Porto Alencastro à hidrovia Tietê-Paraná. “É boa política, mas ela tem de ser pensada de uma forma que direcione as cargas naturais do seu entorno com conexões a outros modais de transporte, como a ferrovia”, afirmou o especialista.

Custos


Envolvido no trabalho, o secretário adjunto de desenvolvimento econômico, Antônio Eduardo, disse que há pelo menos duas bacias hídricas de Minas que mereceriam investimentos em portos fluviais. A possibilidade de o estado se associar a investidor privado no empreendimento está sendo considerada. Os portos fluviais oferecem como atrativos , na visão do estado, custos menores e o transporte mais seguro de mercadorias na comparação com as rodovias. Em Confins, a discussão com a empresa concessionária do terminal refere-se ao formato de cessão dos espaços destinados ao Aeroporto-Indústria, primeiro projeto do gênero no país e inaugurado em março.

Exportações via aérea


Do total das exportações mineiras no ano passado, avaliadas em US$ 33,437 bilhões, as vendas efetuadas por modal aéreo somaram só 6,1%, o equivalente a US$ 2,04 bilhões, de acordo com o s dados consolidados no Panorama do Comércio Exterior de Minas, divulgado ontem pela Exportaminas, agência de promoção do setor vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Entre os 15 aeroportos usados para embarque, o de Confins, na Grande BH, ficou na terceira posição, depois dos de Guarulhos e de Viracopos, ao responder com modestos 2,6% do valor global, uma receita de US$ 52,72 milhões.

Se consideradas as exportações brasileiras por Confins, mais de um terço das mercadorias embarcadas em 2013 foi de metais preciosos e pedras e artigos de joalheira (36,6%). Em segundo lugar, ficaram os embarques de petróleo e derivados, seguidos de instrumentos e aparelhos de ótica e de precisão. O modal marítimo despachou 89,6% da receita de vendas do estado no exterior.

Já as vendas externas do estado ficaram praticamente estáveis no ano passado, ante a receita de US$ 33,24 bilhões em 2012, com evolução de 0,6%, enquanto as importações subiram 2,4% na mesma base de comparação, totalizando US$ 12,34 bilhões. A concentração do comércio em produtos básicos se manteve, com 48,8% do total em minérios metalúrgicos, basicamente o ferro. Mais que o resultado final, preocupa a queda de 10,7% do número de empresas exportadoras, de 1.546 em 2012 para 1.380 estabelecimentos no ano passado, menor nível da série de dados, apurada desde 2004. O universo de exportadores caiu pelo sexto ano.

Barreiras

Fora da esfera da política cambial conduzida pelo governo federal, a coordenadora da Exportaminas, Fernanda Cimini, diz que as principais dificuldades dos exportadores estão ligadas à falta de incentivo para cruzar a fronteira, sobretudo em períodos de demanda interna ativa por seus produtos, aos entraves burocráticos e às complicações na logística dos embarques. “Trabalhamos no sentido de reverter essa tendência, atendendo os exportadores”, afirma. (MV)


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