A empresa de eletroeletrônicos Lenovo/CCE foi a terceira mais reclamada no ano passado, segundo o Procon de São Paulo. O ranking Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas abrangeu 8.451 empresas e esta é a primeira vez, desde 2011, que uma marca de produtos aparece entre as dez primeiras colocadas.
O setor financeiro apresentou o pior índice de atendimento das reclamações. A Caixa Econômica Federal lidera o ranking com 61% dos problemas não resolvidos.
Na classificação por índice de solução, as três primeiras colocadas no cadastro (Vivo/Telefonica, Claro/NET/Embratel e Lenovo/CCE) passam a figurar na 34ª, 47ª e 48ª colocação, respectivamente. Segundo o Procon, isso demonstra que, apesar da grande quantidade de reclamações, as empresas têm se empenhado junto à instituição para resolver os problemas. Por outro lado, a MRV Engenharia, a Faculdade Anhanguera e a Unimed respondem pelos três primeiros lugares deixando sem solução 87%, 69% e 63% das reclamações.
A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas junto aos fornecedores.