O gigante da Pampulha pode ganhar uma nova atração. Com o objetivo de viabilizar ainda mais o caráter multiuso do estádio e o potencial turístico da região, surgiu a ideia do Mercado do Mineirão. Inspirado em projetos similares no Brasil e no exterior, como o Mercado da Ribeira, em Lisboa, o empreendimento ocuparia um espaço ocioso na área de estacionamento, bem ao lado do Museu do Futebol.
Desenvolvido pelo escritório BCMF Arquitetos, que participou da renovação do Mineirão para a Copa do Mundo do ano passado, o projeto prevê a construção de 128 lojas, praça de alimentação e mezanino com vista para a lagoa. Tudo integrado à esplanada do estádio e ao Museu do Futebol. O espaço, de mais de 3 mil metros quadrados, contaria ainda com estacionamento para 218 veículos.
Potencial
“O objetivo é potencializar a questão da posição estratégica do Mineirão na cidade. E ajudaria a realizar a vocação do novo estádio como espaço semiaberto ao público, que pode oferecer serviços, lazer, cultura, comércio e entretenimento para a cidade como um todo”, explica Bruno Campos, sócio-proprietário do BCMF Arquitetos.
Para o secretário de Turismo, o gigante da Pampulha ainda não atingiu sua plenitude como espaço multiuso. “As grandes arenas modernas são de usos múltiplos e não vemos isso ainda no Mineirão. Das 20 lojas, apenas quatro foram alugadas. Os eventos, que eram para ocorrer em maior número, são poucos. E o espaço não funciona como estacionamento”, observa Mário Henrique Caixa, afirmando ainda que a negociação com a Minas Arena, administradora do estádio, está “bem encaminhada”.