(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça Federal suspende cobrança por bagagens nos voos brasileiros

Liminar foi concedida em ação ajuizada pelo Ministério Público Federal


postado em 13/03/2017 16:31 / atualizado em 13/03/2017 16:55

A Justiça Federal de São Paulo suspendeu, nesta segunda-feira, a cobrança de bagagens pelas companhias aéreas brasileiras.


Uma liminar foi concedida no início da tarde pelo juiz José Henrique Prescendo, da 22ª Vara Cível de São Paulo, a pedido do Ministério Público Federal, que no início do mês ajuizou uma ação contra resolução da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) que prevê a taxação das bagagens.


Na Ação Civil Pública, o MPF alega que a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços prestados pelas companhias.

Em seu despacho, o juiz alega que “é dever da Anac regulamentar e assegurar aos consumidores de passagens aéreas, um mínimo de direitos em face das companhias aéreas, o que não ocorre no caso dos dispositivos ora questionados”.

Ainda segundo o magistrado, a resolução deixa o consumidor “inteiramente ao arbítrio e ao eventual abuso econômico” por parte das empresas. Para o juiz, ao liberar a cobrança das bagagens, o Estado deixa de cumprir com o dever de proteger o consumidor.

A cobrança iria começar a ser feita a partir desta terça-feira.

 

Por meio da Assessoria de Imprensa, a Anac informou que só se manifestaria sobre o assunto após notificada. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)