Começa nesta sexta-feira e vai até o dia 9 de setembro o prazo para inscrição ao Vestibular UFMG 2012. Para se inscrever, o candidato que não obteve isenção deverá pagar uma taxa no valor de R$ 95. A UFMG receberá as inscrições somente por meio da internet, no site www.ufmg.br/copeve, onde já está disponível o edital do concurso.
São oferecidas ao todo 6.670 vagas distribuídas nos 76 cursos da Universidade. A primeira etapa do processo de seleção será baseada exclusivamente na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, cujas provas serão aplicadas entre os dias 22 e 23 de outubro. Já a segunda etapa do vestibular será de provas específicas, de acordo com a área de estudo do curso escolhido, que serão aplicadas entre os dias 3 e 10 de janeiro.
Nesta edição do Vestibular UFMG, a nota obtida na redação do Enem será contabilizada na nota da segunda etapa e não na primeira, como ocorreu no último concurso. Há ainda modificações na prova de português - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A, que desta vez será aplicada para 44 dos 75 cursos de graduação.
Para esclarecer dúvidas dos candidatos, a pró-reitora de Graduação da UFMG, Antônia Vitória Aranha, participará do programa Expresso 104,5 da Rádio UFMG Educativa, que vai ao ar às 15h30 desta sexta-feira (frequência 104,5 FM). Por meio dos perfis @ufmgeducativa e @mostracursos do Twitter os interessados poderão enviar perguntas.
No site da Copeve, além de encontrar o edital do Vestibular 2012, os candidatos podem conferir a lista de livros exigidos e buscar informações detalhadas sobre todos os cursos ofertados.