
Na principal instituição pública do estado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Enem vai substituir a primeira etapa do vestibular 2012. Assim como no ano passado, a instituição vai usar a nota da prova para selecionar os estudantes que terão direito a participar da segunda etapa do processo seletivo, marcada para os dias 3 a 10 de janeiro. As duas novidades para este ano são: a nota da redação será considerada apenas na segunda etapa do vestibular, e não como parte da primeira fase; e foi criada uma prova de língua portuguesa e literatura brasileira para candidatos a 44 cursos de graduação.
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Enem vai ter função semelhante à que terá na UFMG, substituindo a primeira fase do vestibular. Já na federal de São João del-Rei (UFSJ), o estudante poderá escolher a nota do Enem ou a obtida na prova de conhecimentos gerais, de acordo com o melhor desempenho. E na universidade do Triângulo Mineiro (UFTM), o exame nacional vai ajudar a compor a nota da primeira fase do processo seletivo.
Nas demais universidades federais mineiras e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a grande vedete será o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa, adotado pelo Ministério da Educação (MEC) desde o ano passado, usa a nota do Enem como critério para preencher vagas em instituições públicas de todo o país. Este ano, cerca de 80 universidades brasileiras aderiram ao Sisu.
O sistema funciona como um leilão de vagas, em que o estudante pode consultar a nota de corte do curso no qual pretende se inscrever e saber as suas reais chances de aprovação. E como o candidato concorre a vagas de instituições de todo o país se inscrevendo apenas pela internet e usando a nota do Enem, o Sisu facilita a mobilidade estudantil e ainda significa uma economia, já que o aluno não precisa pagar várias inscrições de vestibulares e fica dispensado de viajar para fazer provas em outras cidades.
ANSIEDADE
Candidata a uma vaga em medicina, Isabela Boncompagni, de 19 anos, é uma das estudantes que apostam todas as fichas no exame nacional. De olho numa chance nas universidades federais de Minas Gerais, de Ouro Preto (Ufop), de Viçosa (UFV) e do Rio de Janeiro (UFRJ), ela depende do sucesso na prova para participar do processo seletivo dessas instituições. “O uso do Enem de maneira unificada é uma comodidade, pois não preciso viajar para fazer várias provas. Mas, ao mesmo tempo, acho ruim, pois meu futuro está atrelado a uma única avaliação. Se, por acaso, eu não me sair bem nos testes de sábado e domingo, não tenho mais alternativas”, diz a aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte.
Assim como Isabela, outros estudantes tentam driblar a ansiedade diante da grande importância atribuída ao Enem. Nesse barco também estão Rodrigo Lara Santos e Isabela Albertini, ambos de 18 anos, que vão tentar vaga em biomedicina e engenharia mecânica, respectivamente. “Esta semana, com a proximidade da prova, está difícil controlar o nervosismo. Quando deito e ponho a cabeça no travesseiro, só consigo pensar no teste e, se durmo, tenho até pesadelos. Minha responsabilidade no fim de semana é muito grande, pois dependo do Enem para todos os vestibulares que vou disputar”, conta Rodrigo, candidato à UFMG e à UFRJ.
Além de fazer parte dos processos seletivos das faculdades, o Enem é o principal critério para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos para alunos carentes em instituições particulares; para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies); e também para a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.
O SISTEMA DE CADA UMA
UFMG – O Enem vai substituir a primeira etapa do vestibular 2012. A segunda etapa será aplicada de 3 a 10 de janeiro.
UFSJ – No vestibular 2012, o estudante poderá optar pela nota do Enem ou pela obtida na prova de conhecimentos gerais do processo seletivo tradicional, a ser aplicada em 10 de dezembro. Além disso, 10% das vagas serão reservadas ao Sisu. Interessados podem se inscrever até sexta-feira.
Ufop – Todas as vagas do vestibular de 2012 serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota do Enem 2011. Apenas os cursos de música e artes cênicas terão provas específicas de aptidão.
UFJF – O Enem vai susbtituir a primeira fase do vestibular. A segunda etapa será aplicada em 19 e 20 de dezembro. Três cursos terão os candidatos selecionados exclusivamente pelo Sisu (70% das vagas) e pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) (30% das vagas). Interessados no Pism podem se inscrever até as 15h de hoje.
UFV – 80% das vagas serão preenchidas pelo Sisu. As 20% restantes serão reservadas para o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases).
Unifal – Todas as vagas do vestibular de 2012 serão preenchidas pelo Sisu.
UFVJM – No vestibular 2012, metade das vagas serão preenchidas pelo Sisu e a outra metade pelo Programa de Seleção Seriada.
Ufla –Para o vestibular 2012, 60% das vagas serão preenchidas pelo Sisu e 40% pelo Processo de Avaliação Seriada (PAS).
UFU – As vagas do vestibular 2012 serão preenchidas pelo Sisu. A exceção são os cursos de arquitetura e urbanismo, artes visuais, dança, design de interiores, música, teatro e tradução, que terão processos seletivos próprios.
Unifei – Todas as vagas do vestibular 2012 serão preenchidas pelo Sisu.
UFTM – No vestibular de 2012, a nota do Enem 2011 será usada na composição da primeira fase, se for maior ou igual à da prova de conhecimentos gerais do processo seletivo tradicional, num índice de 50%. A prova de conhecimentos gerais será aplicada em 19 de junho. A segunda etapa será em 7 de janeiro.
Cefet-MG – 20% das vagas em cursos superiores serão preenchidas pelo Sisu. Para as restantes, haverá processo seletivo próprio, com provas marcadas para 26 e 27 de novembro. Interessados podem se inscrever até sexta-feira, às 14h.
Uemg – O vestibular 2012 terá provas tradicionais, sem aproveitamento da nota do Enem. Os testes gerais serão aplicados em 27 de novembro e também haverá exames específicos para alguns cursos.
Unimontes – Não usa a nota do Enem em seus processos seletivos. As provas tradicionais do vestibular serão aplicadas em 11 de dezembro. Parte das vagas é reservada ao sistema de cotas e ao Programa de Avaliação Seriada.
