A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está classificada entre as melhores universidades do mundo em 18 das 36 áreas do conhecimento avaliadas pelo QS World University Rankings by Subject. A lista foi divulgada nesta quarta-feira.
Nesta quinta edição, o QS se debruçou sobre informações de 3.551 universidades, qualificou 2.186 e ranqueou 894, com base na análise de publicações, citações e reputação da instituição, obtida a partir de questionários aplicados entre empregadores e pesquisadores.
Na área de Farmácia e Farmacologia, a UFMG aparece na faixa das 51 a 100 melhores. Nas outras 17, também ocupa lugar de destaque, que vai até a faixa de 251 a 300 melhores no mundo.
Considerando a série histórica do QS Mundial, na qual a UFMG aparece entre as 300 melhores universidades, o ranking por assunto revela áreas em que ela alcança posições mais altas.
METODOLOGIA A UFMG poderia figurar em melhor posição na lista. Nem todas as áreas de excelência da Universidade estão contempladas no QS, uma vez que o mapeamento de assuntos (Subject) usado na avaliação não corresponde exatamente às áreas de pesquisa das instituições.
Outro fator afeta a análise do QS é o tamanho do banco de dados disponível no mundo. A definição de determinadas áreas está fortemente ligada à quantidade de dados mundiais disponíveis para gerar um ranqueamento razoável. A produção específica publicada em língua portuguesa ou em periódicos nacionais também não contabilizada pelo QS.
Mais detalhes sobre o ranking estão na página do QS.