A Secretaria Municipal de Obras anunciou na tarde desta quinta-feira o início das obras de revitalização da Savassi, na Região Centro Sul de Belo Horizonte. A ordem de serviço dos trabalhos, que fazem parte do projeto Centro Vivo Savassi, será lançada no dia 28 de março, começando pela Praça Diogo de Vasconcelos, a Praça da Savassi.
De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, o projeto inclui implantação de calçadões nos trechos fechados adjacentes à praça, na Rua Pernambuco, entre as ruas Tomé de Souza e Fernandes Tourinho, na Rua Antônio de Albuquerque, entre ruas Alagoas e Paraíba, e nas avenidas Getúlio Vargas e Cristovão Colombo, dentro do quadrilátero formado pelas ruas Alagoas, Paraíba, Tomé de Souza e Fernandes Tourinho.
Além disso, serão implantadas quatro fontes e uma escultura no centro do cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas. O trecho também passará por elevação de pista na travessia de pedestres. O projeto também prevê implantação de rampas nas calçadas e execução de canteiros e jardineiras, além de sistemas de drenagem e irrigação.
Também serão instaladas novas lixeiras, bancos, telefones públicos, bicicletário, bases para bancas de revistas, totem de iluminação e semáforos. O projeto de requalificação da praça também inclui aspectos paisagísticos, com remoção de algumas árvores e plantio de novas. As intervenções no trânsito só começam no dia 28 de maio. Ao todo, serão aplicados R$ 10,4 milhões na reforma. A previsão é de que a nova praça seja entregue à população daqui a 12 meses.