Uma operação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mobiliza cerca de 400 agentes na Penitenciária Nelson Hungria, na manhã desta segunda-feira, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a secretaria, o objetivo dos trabalhos é recolher possíveis materiais irregulares na cadeia.
Segundo a Seds, essa operação faz parte de um projeto de fiscalização previsto para todas as 120 unidades carcerárias do Estado. Um balanço apresentando o resultado dos trabalhos deve ser divulgado no fim da tarde.
Episódios de falta de segurança marcaram a penitenciária em datas recentes. No início de fevereiro deste ano, o pintor Marcos Antunes Trigueiro, de 32 anos, conhecido como "maníaco de Contagem", sofreu um atentado enquanto tomava banho de sol. Ele foi atingido por um golpe provocado por uma faca artesanal.
Em outro caso, no mês de março, foi apontado em laudo de sanidade mental, que o estudante de direito Frederico Flores, indicado como líder do Bando da Degola, fez uso de maconha dentro do presídio.