Os caminhoneiros de Belo Horizonte ou que estiverem de passagem pela capital têm até hoje para participar do projeto Caminhoneiro Nota 10, que disponibiliza a esses profissionais do volante consulta médica e avaliação oftalmológica gratuitas. Ao longo de oito anos de existência da iniciativa, mais de 40 mil consultas foram feitas em aproximadamente 80 cidades brasileiras. Ao longo de 2011, 20 cidades de 13 estados brasileiros, incluindo Minas, serão beneficiadas pelo Caminhoneiro Nota 10. Segundo o coordenador do projeto, Maurílio Healt, essa é uma ação social voltada para os trabalhadores da estrada, “que muitas vezes, devido à rotina puxada e à falta de tempo, acabam não cuidando da saúde”.
Um balanço parcial mostra que, entre segunda-feira e a manhã de ontem, mostra que mais de 80 caminhoneiros foram atendidos nos consultório médico montado dentro de uma carreta, que está estacionada na Ceasa, das 8h às 18h. Chegando lá, os caminhoneiros preenchem uma ficha com os dados pessoais. Em seguida, passam por uma pré-avaliação, na qual uma enfermeira mede a pressão arterial, faz o teste de glicemia, checa altura e peso, bem como o índice de massa corporal.
Depois, há a consulta médica, seguida pela avaliação oftalmológica. “Se houver alguma doença, o médico o orienta, medica e, se necessário for, até o encaminha para um hospital. Há três anos, quando fazíamos essa ação em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), após a consulta, socorremos um caminhoneiro de Palmas (TO), que estava com um grave problema de visão. Se ele não passasse pelo Caminhoneiro Nota 10, ficaria cego no meio do caminho”, ressalta Maurílio Healt.
Heróis da estrada
Além de cuidarem da saúde, os caminhoneiros que têm histórias heróicas, como salvamentos na estrada ou mesmo a realização de partos, poderão se inscrever concurso Herói das Estradas. As 10 melhores histórias serão premiadas. Conforme o coordenador do Caminhoneiro Nota 10, a história terá que ser comprovada com boletim de ocorrência, fotos, vídeos ou mesmo testemunhas, mas em um momento posterior à análise da história.
O primeiro lugar ganhará um caminhão zero quilômetro. O segundo e terceiro lugares receberão, respectivamente, R$ 30 mil em pneus recauchutados e R$ 15 mil também em pneus recauchutados.
AGENDA
- O projeto estará em Betim entre os dias 18 e 20, no primeiro posto da Petrobras após a Refinaria Gabriel Passos (Regap), sentido Belo Horizonte/São Paulo
- A próxima cidade será Juiz de Fora, na Zona da Mata, entre os próximos dias 24 e 26, no Posto Triunfo