Quem está em Belo Horizonte neste sábado certamente notou que o dia parece mais quente que os últimos. A impressão não é equivocada. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) este é o dia mais quente do ano na capital mineira, com os termômetros ultrapassando a marca dos 34ºC.
As medições do 5º Distrito Meteorológico do Inmet, em Belo Horizonte, registraram a temperatura máxima neste sábado na capital de 34,1ºC na Região da Pampulha. Na região Sul da capital os termômetros marcaram 33,8ºC. O ar seco ainda mantém baixa a umidade relativa do ar, que não chega a 30%, mantendo o estado de atenção.
Uma frente fria que se aproxima do estado poderá trazer chuva a partir deste domingo. Mas tal previsão só é favorável para o Sul do estado. Nas demais regiões o tempo deverá permanecer ensolarado, podendo ficar nublado, mas sem chuva.
A baixa umidade relativa do ar que tem deixado muitas cidades mineiras com clima semelhante ao de deserto também deve permanecer. De acordo com o Inmet, nas regiões Noroeste, Nordeste, Leste e Norte do Estado a umidade deve ficar abaixo dos 20%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde.
Enquanto o clima permanecer seco, a recomendação dos especialistas é para que as pessoas redobrem os cuidados para uma boa hidratação corporal, abusando da ingestão de água e sucos. Neste período é desaconselhável a prática de exercícios físicos ao ar livre, bem como se deve adotar medidas para umidificar o ambiente doméstico, usando vaporizadores, recipientes com água e toalhas molhadas.