Um agente penitenciário foi preso na manhã deste domingo, ao tentar entrar no presídio de São Joaquim de Bicas II, na Grande BH, com drogas escondidas na farda. À polícia, ele informou que estava sendo ameaçado por presos e por isso teria que levar o material.
Leonardo Machado Venâncio foi detido quando chegava para trabalhar. Durante a revista, foram encontradas porções de cocaína e maconha dentro da meia do homem, que estava escondida na farda do agente. A Polícia Militar foi acionada e prendeu Venâncio. “Ele falou que estava sendo ameaçado por um preso que trabalha na faxina da unidade, mas não revelou quem seria o detento”, afirma o soldado Blener Porto.
De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o agente já era monitorado pelo setor de inteligência da unidade, que desconfiava de um possível envolvimento do homem com o tráfico de drogas. Leonardo Venâncio trabalhava na penitenciária há seis anos, e segundo a Seds, terá o contrato rescindido.
A polícia foi até a casa do suspeito e encontrou uma arma em nome dele com 42 cartuchos intactos, oito deflagrados, uma réplica de pistola nove milímetros, além de uma porção de cocaína. O agente será encaminhado para a delegacia de Betim.
(Com informações de Flora Pinheiro)