Um incêndio consumiu aproximadamente 1,5 mil metros quadrados da vegetação do Parque Estadual Serra do Rola Moça, nos limites entre Belo Horizonte e Ibirité na manhã desta terça-feira. Quatro bombeiros, seis brigadistas e um motoqueiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) combateram as chamas. As causas ainda serão investigadas.
O Parque sofreu bastante com o tempo seco no ano passado. Um incêndio que durou mais de seis dias consumiu cerca de 80 % da vegetação do local. Na ocasião, dos seis mananciais no Rola Moça, responsáveis por 40% do abastecimento da Grande BH, apenas o da Mutuca não foi atingido pelo fogo. Nos outros cinco, as chamas alcançaram a vegetação que protege a água.
O forte calor e a baixa umidade relativa do ar favorece para a incidência de incêndios nas matas. Para se ter uma ideia, entre a meia-noite de domingo até o mesmo horário de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 110 ocorrências em vegetação em Belo Horizonte e região metropolitana.
Os bombeiros orientam a população para evitar queimadas. O fogo colocado em lotes vagos pode se alastrar e atingir grandes proporções causando danos ao meio ambiente e à saúde da população.