Um incêndio consumiu aproximadamente 1,5 mil metros quadrados da vegetação do Parque Estadual Serra do Rola Moça, nos limites entre Belo Horizonte e Ibirité na manhã desta terça-feira. Quatro bombeiros, seis brigadistas e um motoqueiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) combateram as chamas. As causas ainda serão investigadas.
Os primeiros focos foram avistados por volta das 6h quando funcionários chegavam para trabalhar no local. “Pessoas passaram e viram o fogo numa área próxima ao parque. As chamas acabaram se alastrando para dentro do espaço”, explica o sargento Wellington Bento. Os militares e brigadistas foram imediatamente para a região onde a mata era consumida. Eles usaram abafadores e bombas costais para debelar o incêndio. “A área queimada foi grande, mas não atingiu nenhum manancial e nem qualquer coisa que tragam dano maior”, afirma o sargento.
O Parque sofreu bastante com o tempo seco no ano passado. Um incêndio que durou mais de seis dias consumiu cerca de 80 % da vegetação do local. Na ocasião, dos seis mananciais no Rola Moça, responsáveis por 40% do abastecimento da Grande BH, apenas o da Mutuca não foi atingido pelo fogo. Nos outros cinco, as chamas alcançaram a vegetação que protege a água.
O forte calor e a baixa umidade relativa do ar favorece para a incidência de incêndios nas matas. Para se ter uma ideia, entre a meia-noite de domingo até o mesmo horário de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 110 ocorrências em vegetação em Belo Horizonte e região metropolitana.
Os bombeiros orientam a população para evitar queimadas. O fogo colocado em lotes vagos pode se alastrar e atingir grandes proporções causando danos ao meio ambiente e à saúde da população.