Servidores municipais de Belo Horizonte fazem mais uma manifestação no Centro da capital. Em greve desde o dia 30 de abril, os trabalhadores se concentraram por volta das 9h desta sexta-feira na Praça da Estação e, às 11h, começaram uma passeata em direção à sede da Prefeitura, que fica na Avenida Afonso Pena, passando por várias vias do hipercentro, o que deixou o trânsito complicado.
Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindbel), os trabalhadores aguardam uma proposta da PBH sobre reajuste salarial de 22% e melhores condições de trabalho. Ainda segundo o sindicato, 60% dos servidores - profissionais da saúde, educação e do setor administrativo - aderiram à greve, que vai se estender até a próxima segunda-feira, quando haverá uma nova assembleia geral, às 14h.
A PBH também informou que os salários dos servidores foram reajustados nos últimos anos em índices que, na maioria das vezes, superaram os da inflação do período. A última parcela do reajuste foi concedida a partir de novembro de 2012. A prefeitura disse, também, que apresentou na quinta-feira, dia 25, uma proposta que inclui reajuste de 6,2% no vencimento base de todos os servidores, mais o reajuste de 6,67% no vale-refeição. A aplicação desses índices terá vigência em dezembro de 2013, mesmo com a arrecadação municipal estando abaixo do previsto.