O uso de uma tornozeleira eletrônica não impediu que um homem voltasse a praticar crimes no Bairro Jardim dos Comerciários, em Venda Nova. Durante uma operação da Polícia Civil, Guderman Rafael Ferreira Eugênio, de 23 anos, foi preso com 74 pinos de cocaína e um revólver calibre 38. Ele estava em liberdade provisória e era monitorado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
De acordo com a delegada Flávia Portes, um equipe da 1ª Delegacia de Venda Nova já estava monitorando Guderman depois de receber informações de que ele havia voltado a praticar crimes. Uma operação, denominada Paz BH, foi montada e os policiais conseguiram chegar até o alvo na casa dele. O criminoso não reagiu a prisão.
O jovem já havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas, porte de arma de fogo e receptação de veículo roubado. No final de 2013, ele conseguiu o benefício de liberdade provisória e passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Após a prisão em flagrante, ele foi conduzido ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) da Gameleira.
A Operação Paz BH vai acontecer em outras regiões da capital mineira. Segundo a Polícia Civil, o objetivo é fazer abordagens a suspeitos e efetuar a prisão daqueles que têm mandado de prisão em aberto. Os principais alvos são assaltantes, homicidas e traficantes.