A Polícia Civil apresentou um alerta à população de Belo Horizonte e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira sobre golpes na internet e cuidados para fazer transações bancárias. Somente no mês de agosto, a 2ª Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos (DEICC) contabilizou 12 registros de queixas por pagamentos desviados via cracker’s, pessoas que quebram sistemas de segurança on-line. Os prejuízos giram em torno de R$ 25 mil.
A maior dificuldade enfrentada pela investigação policial até momento é identificar os disseminadores do vírus. Este problema também é citado pelas pessoas que registraram a ocorrência, pois elas normalmente demoram a perceber que foram lesadas. “Registramos estes casos e demos início aos trabalhos de investigação. As pessoas que cometem esse crime podem responder por estelionato, e caso o cidadão seja vítima de golpes cibernéticos, estaremos à disposição para ajudar”, concluiu o delegado.
O crime ocorre quando uma pessoa faz um pagamento em determinado banco, mas o dinheiro segue para outro local. A orientação é de que quando o cidadão seja lesado por crimes na internet, vá imediatamente à uma delegacia para registrar a queixa. Conforme a Polícia Civil, centenas de casos estão sendo investigados e estão sendo feitos levantamento para registrar novos crimes.