(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Congresso coloca Minas Gerais na rota do turismo gastronômico

Evento direcionado a estudantes e professores do setor será sediado em Belo Horizonte e confirma a tradição da cozinha regional


postado em 27/11/2016 06:00 / atualizado em 27/11/2016 07:42

Os chefs Ivo Faria, do Vecchio Sogno; Leonardo Paixão, do Glouton; e Flávio Trombino, do Xapuri(foto: L.Bifano/Divulgação)
Os chefs Ivo Faria, do Vecchio Sogno; Leonardo Paixão, do Glouton; e Flávio Trombino, do Xapuri (foto: L.Bifano/Divulgação)

Minas Gerais é o grande berço da gastronomia brasileira e recebe os mais renomados chefs do país para o 2º Congresso Mineiro de Gastronomia, que será realizado a partir desta segunda-feira até quarta-feira, no Hotel Mercure, no Bairro Lourdes, Região Centro-Sul da capital.

“Estamos passando por uma grande transição em Minas. O congresso vem para poder chancelar essa posição. Minas tem um conceito diferente sobre gastronomia hoje. Nosso turismo é gastronômico. As pessoas lá fora estão enxergando Minas como um destino turístico em função da gastronomia”, informou o idealizador do encontro, o secretário-executivo da Frente de Gastronomia Mineira, Marcelo Wanderley. “Cabe a nós, empresários do setor, trabalhar para que essa transição ocorra o mais rápido possível”, completa.

O congresso é direcionado a estudantes e professores do setor de gastronomia, turismo e hospitalidade, empresários e amantes da gastronomia. “A gente vai ter uma cozinha-show, com chefs renomados de todo o país”, disse Wanderley, citando a Lia Quinderé, de Fortaleza, uma das confeiteiras mais conceituadas do país e que já ganhou diversos prêmios. De Minas, participam os chefs Ivo Faria (Vecchio Sogno), Leonardo Paixão (Glouton) e Flávio Trombino (Xapuri).

“O congresso é um grande encontro, pois tem várias atividades. Temos programação oficial com palestras, mesas-redondas, degustações, workshops, e talk-shows, com todos os assuntos ligados à gastronomia e ao turismo. Além disso, vamos ter um salão de negócios com expositores do segmento e instituições públicas”, adianta Wanderley. O evento é gratuito. Para as palestras e as cozinhas-show é preciso ingresso.

O congresso vai abordar também aspectos para além da área, integrando a culinária ao marketing, ao empreendedorismo, à sustentabilidade e, principalmente, ao turismo e à hotelaria. “O projeto é muito amplo, pois discute toda a cadeia produtiva, desde o produtor primário até a chegada da comida na mesa, bem como o cenário econômico que envolve, direta e indiretamente, os segmentos ligados à área”, conta Marcelo Wanderley.  Para ele, os mineiros valorizam a tradição, mas também sabem se atualizar pelas tendências mundiais.

CURSOS


Entre os cursos e workshops, oferecidos em parceria com o Sebrae, estão Neuromarketing para bares e restaurantes e Como criar cardápios de alto impacto e de grande valor percebido. A expectativa da organização é de que cerca de 3 mil pessoas circulem nos três dias de evento. Uma das atrações é a cápsula gigante que explora os sentidos dos participantes – tato, olfato, audição, paladar e visão – por meio de contato com ingredientes da cozinha mineira.

Serviço
Congresso Mineiro de Gastronomia


De amanhã a quarta, no Hotel Mercure (Av. do Contorno, 7.315, Lourdes, Belo Horizonte). Mais informações e inscrições: www.congressodegastronomia.com.br

Assinantes Estado de Minas podem concorrer a convites para o congresso e para as cozinhas-show. Basta acessar as promoções no em.com.br/clubea


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)