(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TESTEMUNHA DE JEOVÁ

Justiça nega indenização por suposta discriminação religiosa em hospital

Paciente era testemunha de Jeová e negou transfusão de sangue, mas Hospital Felício Rocha executou, sob risco iminente de vida; com a interrupção, ele morreu


20/12/2022 20:27 - atualizado 20/12/2022 21:06

Braço com bolsa de sangue ao lado fazendo transfusão
Justiça nega pedido de indenização para esposa de paciente que morreu por negar transfusão de sangue em nome de sua religião (foto: Reprodução/Internet)
A esposa de um paciente do Hospital Felício Rocho, na capital mineira, teve um pedido de indenização negado pela 36ª Vara Cível de Belo Horizonte.

O homem era testemunha de Jeová e assinou termo recusando transfusão de sangue. Recusa que o hospital não acatou, praticando o procedimento sem o consentimento dele ou de seus procuradores autorizados.

A mulher do paciente alegou que houve discriminação religiosa e violação à honra e dignidade do marido.
 
Já a defesa do hospital afirmou que o procedimento foi feito para manutenção da vida do paciente, que apresentou melhoras significativas após a troca sanguínea.
 
Mas a esposa conseguiu uma determinação judicial para interromper o processo. Com a interrupção, o quadro clínico do paciente piorou, até que ele não resistiu e morreu.  

O que diz a justiça

O juiz Marcelo Paulo Salgado, que assinou a decisão, afirma não haver responsabilidade civil do médico ou do hospital que realizou a intervenção, mesmo a crença religiosa sendo contrária ao procedimento.
 

Segundo o juiz, o prontuário médico mostra que o paciente corria elevado risco de vida, sendo necessário fazer a transfusão com urgência. Não havia outra alternativa terapêutica que dispensasse o procedimento imediato.

O juiz salienta ainda que a morte do homem se deveu a interrupão das transfusão


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)