Uma senhora de 80 anos comprovou de forma trágica que boas intenções não bastam para realizar determinadas ações. Moradora da pequena vila de Borja, na Região de Saragoça, na Espanha, a idosa decidiu restaurar por conta própria a obra “Ecce Homo”, uma representação de Jesus Cristo de autoria de Elías García Martínez, datada do século XIX . A pintura era a única obra de arte do vilarejo e decorava a parede de uma capela.
A desastrosa iniciativa da idosa, que é vizinha à capela, foi documentada por uma equipe que realizava um levantamento na capela, por meio de fotos. Há cerca de um mês, o acervo histórico do templo já havia sido fotografado e a pintura, embora degradada, não havia sofrido qualquer intervenção. A octogenária procurou o responsável do patrimônio cultural de Borja e confessou ter causado os danos.
Na próxima segunda-feira, uma equipe especializada de restauradores chegará a Borja para tentar recuperar a pintura, mas é possível que os danos sejam permanentes. A Câmara Municipal ainda está avaliando a hipótese de tomar ações legais em relação ao caso.