A Agência Espacial Europeia encarregou a Airbus Defence and Space, divisão da gigante da aeronáutica europeia Airbus, uma nova missão de observação da Terra Copernicus, que permite, entre outras coisas, medir o recuo das geleiras.
"Esta missão tem como objetivo proporcionar medições de grande precisão sobre a topografia da superfície dos oceanos" no âmbito do programa de observação da Terra Copernicus, explicou a Airbus D and S em um comunicado, publicado nesta sexta-feira.
"O lançamento (do satélite) Jason-CS/Sentinel-6 está previsto para 2020", acrescentou o grupo.
Este satélite fará medições "indispensáveis para monitorar os oceanos e antecipar o aumento do nível do mar", indicou o grupo.
Assim, medirá a distância que o separa da superfície do oceano com precisão de alguns centímetros e usará dados coletados para mapear o conjunto da topografia dos mares.
"Tal grau de precisão na observação das variações de altura da superfície dos oceanos permite proporcionar informações sobre o nível dos oceanos, a velocidade e a direção das correntes e das reservas de calor" nos mesmos, segundo a Airbus D and S.