A morte da onça Juma, que foi acorrentada e exibida durante uma cerimônia com a tocha olímpica em Manaus, nessa segunda-feira, gerou revolta na internet. No Twitter, as hashtags #oncajuma e #juma estão entre os assuntos mais comentados no país. São mensagens de internautas indignados com a ação - o animal foi morto com um tiro de pistola após escapar dentro do zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva. Segundo o exército, ela teria avançado em um soldado. A espécie está ameaçada de extinção.
O abate de Juma ocorreu logo após a sua exibição no evento olímpico. Ela havia sido acorrentada e apresentada ao público durante a cerimônia, assim como outra onça, apelidada de Simba. Segundo o Comando Militar da Amazônia, uma equipe de veterinários lançou tranquilizantes no animal após ele fugir da jaula. Informaram que, mesmo dopado, o animal tentou atacar um militar e foi atingido por um tiro de pistola.
O Exército diz que abriu um processo administrativo para investigar a morte do felino. Procurado pelo Estado de Minas, nenhum porta-voz do Comando Militar da Amazônia (CMA) foi encontrado para falar sobre o assunto. Em nota enviada à imprensa, o órgão disse que após a solenidade olímpica na segunda, Juma escapou dentro do zoológico do centro do Exército e mesmo após uam dose de tranquilizantes, o animal avançou sobre um soldado."Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer", diz o CMA.
Agora virou moda culparem os animais de tudo...deixem-os em paz, em seu habitat natural vivendo%u2026 https://t.co/hhGY4MageN
%u2014 Giovanna Ewbank (@gewbank) 21 de junho de 2016
E ainda mataram a pobre onça. Por ser uma onça. Esperavam q um animal selvagem se comportasse como um cachorro treinado?
%u2014 Aline Valek (@alinevalek) 21 de junho de 2016
um lindo animal, em risco de extinção, é morto, devido a ignorância do homem de sempre querer fazer circo de tudo #Juma
%u2014 roberta (@luanmoscando) 21 de junho de 2016