Ir a agências, participar de processos seletivos, fazer contatos. Esses são alguns dos caminhos que podem levar ao tão procurado emprego. Mas a mais procurada hoje em dia para participar dos processos seletivos é a internet, onde candidato cadastra o currículo on-line.
Nesse caso, o objetivo maior é ser encontrado, como explica Camila Malta, especialista em Carreiras do Ibmec. Segundo a especialista, o currículo on-line é uma opção válida para qualquer perfil. “Desde profissionais em início de carreira até aqueles com mais experiência e trajetória profissional consolidada no mercado podem optar por essa alternativa.”
O currículo virtual deve estar sempre atualizado, e pensado especificamente para a internet. De acordo com a especialista, ele pode ser maior que o tradicional, impresso, que normalmente é sucinto e deve ter no máximo duas páginas. “Mas apesar de poder ser mais extenso, no currículo on-line as informações também precisam ser pertinentes e relevantes, sempre direcionadas para o objetivo do profissional”, indica.
O currículo on-line também possibilita que o candidato tenha mais de um objetivo profissional. “Quanto a isso, vale apenas uma ressalva: é importante que os cargos sejam similares ou relacionados. Caso contrário, pode passar a impressão ao recrutador de que a pessoa está disposta a fazer qualquer coisa e não faz nada”, alerta.
Quais informações colocar:
Dados pessoais, formação, experiências profissionais, idiomas, conhecimentos em informática, experiência internacional, cursos de extensão relevantes, resultados atingidos na carreira, habilidades e competências técnicas, além de outras informações pertinentes, que possam fazer com que o candidato cresça pelas suas várias competências.
Cuidados:
– Deve ser claro e direto;
– Redação, organização e apresentação do conteúdo também são levados em conta na análise;
– O currículo deve ser completo, sem campos em branco;
– Não basta ter cadastro nos sites, é preciso que o currículo seja atualizado constantemente e que a busca por oportunidade no mercado seja uma rotina no dia a dia do profissional. Não se trata de simplesmente ter o currículo, é preciso movimentá-lo.
O infalível:
Aquele currículo que deixa evidente para o recrutador o objetivo de carreira do profissional, aquilo que ele busca na empresa e o que tem a contribuir para ela, chama a atenção do recrutador em poucos segundos.
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