Depois do ex-deputado José Genoino (PT/SP), será a vez das famílias do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do ex-ministro José Dirceu e do deputado João Paulo Cunha criarem sites para arrecadar recursos para pagamento das multas impostas pela Vara de Execuções Penais de Brasília em função da condenação no processo do mensalão. “A família já está organizando o site ( no caso de Delúbio) que deve entrar no ar nas próximas horas”, garantiu neste terça-feira, o coordenador da Área Jurídica do PT, Marco Aurélio Carvalho.
As informações não foram confirmadas por funcionários dos escritórios de defesa de José Dirceu e de Delúbio Soares. A defesa de João Paulo Cunha disse que ainda aguarda ordem de prisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, que apoiou a campanha on line promovida pela família de Genoino, também incentivou militantes do partido a colaborarem com outros condenados no processo. “Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade que deve, igualmente, estender-se aos companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha”, declarou.
Prestação de contas
Nesta terça-feira , a família do ex-deputado José Genoino publicou na página criada para arrecadar doações o extrato de quitação da multa aplicada ao ex-presidente do PT. Com o documento, familiares agradeceram o apoio de mais de 2 mil pessoas que ajudaram na campanha on line e informaram que o valor superou em mais de R$ 90 mil o cobrado pela Justiça.
De acordo com a nota divulgada no site, parte do dinheiro excedente foi usado para pagar encargos tributários dos diferentes estados da federação. “Assim, não temos ainda um cálculo preciso do valor que restará após toda esta tramitação mas, com certeza, daremos continuidade a essa corrente de solidariedade aos companheiros condenados injustamente na Ação Penal 470”, destacam no texto.
O extrato mostra o pagamento de R$ 667.513,92 que, segundo familiares e amigos, foram “impostos injustamente” cobrados à José Genoino. “Temos uma longa caminhada pela frente em defesa da inocência de Genoino e da verdade de sua história. Com certeza, não está sendo fácil dar cada um dos passos nesta trilha tortuosa mas, com estes pequenos e grandes gestos, certamente vocês nos ajudaram a ter força de seguir em frente”, agradeceu a família.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, que apoiou a campanha on line promovida pela família de Genoino, também incentivou militantes do partido a colaborarem com outros condenados no processo. “Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade que deve, igualmente, estender-se aos companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha”, declarou. (com agências)