O beijo gay entre as atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, na novela “Babilônia” da Rede Globo, provocou a reação da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), que repudiou a cena de amor entre as duas personagens. O beijo foi ao ar no capítulo de estreia da trama, veiculado na última segunda-feira. Conforme o texto assinado pelo presidente da FPE, João Campos (PSDB-GO) a obra tenta “disseminar a ideologia de gênero, atacando diretamente a família natural e aqueles que eles denominam de 'conservadores', pelo simples fato de não coadunarem com estas práticas”, afirma o texto.
Ainda conforme a nota, a novela escrita por Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares, assim como outras da emissora, “tem clara intenção de afrontar os cristãos em suas convicções e principois. O texto ainda classifica como “forma impositiva” a abordagem das questões de gênero na trama e como “modismo” a sexualidade das duas personagens.
A frente evangélica convoca os cristãos e todos os que se sentem “violentados pelos constantes estupros morais impostos pela mídia liberal” a não assistirem a novela e boicotarem os anunciantes da trama.
No dia da estreia da novela, logo que o beijo foi ao ar, a repecurssão foi imediatada nas redes sociais. Vários internautas comentaram a cena que foi um dos assuntos mais comentados, a maioria de forma positiva. O deputado Jean Wyllys foi um dos que comentaram. Ele disse que a trama começava causando boa impressão. “Beijo gay no primeiro capítulo. Um beijo entre duas mulheres mais velhas, interpretadas por duas grandes atrizes. “Babilônia começa bem”, afirmou. Outra internauta comentou:”Meu pai mudou de canal só por causa da cena do beijo gay”.