Ingredientes:
- 2 pedaços, de aproximadamente
- 100 g cada, de carne de sol ou serenada de primeira (picanha ou filé), de boa procedência
- Óleo e manteiga de garrafa para fritar
- Mandioca cozida (em água e sal a gosto) para acompanhar
Modo de Preparo:
Levar ao fogo óleo e manteiga de garrafa suficiente para cobrir os pedaços da carne (para uma medida de óleo, usar pouco menos da metade de manteiga). Pôr os pedaços e deixar dourar. Retirar e fatiar finamente. Servir com a mandioca cozida, farinha de mandioca e pimenta.
O rei da região
Alguns bares fazem fama por causa dos proprietários, outros pelo tira-gosto e ainda há aqueles cujas histórias de frequentadores ilustres são os grandes atrativos. No Bairro Saudade, Região Leste de BH, o Bar do Baiano tem reunido todas essas características ao longo de duas décadas. O jeito "linha-dura" de administrar a casa fez do sergipano José Ferreira de Andrade, o Baiano, verdadeiro ícone da boemia de BH.No pequeno estabelecimento há várias regras de boa conduta, que incluem não falar palavrão e nem dar beijos cinematográficos. "Não adianta vir dar uma de bonitão no meu bar, porque aqui o bonitão sou eu", brinca. A mesma rigidez ele aplica no preparo da iguaria que se tornou a preferida na casa. Foi no boca a boca que a carne de sol do Baiano se tornou um dos tira-gostos campeões de audiência. O segredo?
"Só uso carne de primeira e, na hora de fritar, não corto em pedaços pequenos, senão ela fica dura." Durante a semana, a carne, que é preparada apenas com sal fino, é servida frita em óleo e manteiga de garrafa. Nos fins de semana, é assada na brasa. Eleja seu modo favorito e saboreie toda a fama da iguaria.