Ingredientes:
Para o angu:
- 2 xícaras (chá) de fubá de moinho d'água mais fino
- 6 xícaras (chá) de água
- 1 colher (sobremesa) detempero caseiro
Para o molho:
- 400 g de carne moída (patinho ou acém)
- 1 cebola picada
- 6 tomates picados
- 2 colheres (sopa) de óleo
- Pimenta a gosto
- Meia colher (sopa) de tempero
Para o recheio:
- 8 ovos
- 150 g de presunto
- 150 g de muçarela
Para finalizar:
- 1 ml olho de couve picadinha, temperada e refogada
- Tempero a gosto
- Um fio de óleo
- Azeite para untar
Material:
- Tabuleiro de aproximadamente 30 cm x 20 cm e 6 cm de altura
Modo de Preparo:
Em uma panela, misturar, fora do fogo, os ingredientes do angu. Levar ao fogo e deixar cozinhar por 30 minutos, mexendo para não embolar. Para o molho, refogar no óleo a carne moída com o tempero, até dourar. Pôr a cebola, o tomate e a pimenta e deixar cozinhar até os tomates desmancharem e o molho encorpar. Fritar os ovos, um a um, de modo que fiquem inteiros, com a gema no ponto que preferir. Untar o tabuleiro com azeite.
Fazer uma camada com os ovos. Sobre eles, pôr metade do angu. Por cima, pôr metade do presunto e do queijo. Pôr o restante do angu, em seguida a outra metade do queijo e do presunto. Cobrir com o molho de tomate e, por cima, por a couve refogada. No momento de servir, pôr o tabuleiro sobre a chama do fogão e retirar quando começar a borbulhar.
Sabor de festa
Quando os termômetros começam a despencar é hora de o corpo pedir uma comidinha que o abrace e o aqueça. Os amigos de Maria Aparecida Vilela Nogueira, a Cidinha, têm sorte porque, na época do frio, sabem que tem início também a temporada de gulodices na casa dessa simpática anfitriã. Uma das delícias aclamadas pela turma é a polenta surpresa, uma espécie de angu recheado, que, como a própria autora da receita classifica, é um "escândalo".A iguaria, que a cada camada reserva uma agradável revelação, já é patrimônio dos amigos. Apaixonada por cozinha e por receber convidados, Cidinha conta que seguiu os passos da avó, uma expert à frente do fogão. Como prova de que as portas da casa estão sempre abertas para festas e reuniões, ela chama a atenção para um detalhe na sala. "Veja que eu nem tenho móveis, que é para caber mais gente." Um brinde à alegria de servir, que certamente transforma qualquer comida em uma surpresa e tanto.