Se você gosta de fenômenos da natureza, fique atento ao céu na próxima quarta, dia 15. Um eclipse total da lua poderá ser visto no Brasil. A fase de total penumbra terá início às 16h22 e terminará às 18h03, durando uma hora, 40 minutos de 13 segundos, tempo suficiente para permitir aos mineiros observar o satélite encoberto na meia hora final dessa fase.
O fenômeno promete ser bonito, porque a lua aparecerá eclipsada bem próxima à linha do horizonte, dando a impressão de que é maior. Só o começo do fenômeno não poderá ser visto do Brasil, já que a lua nascerá no país no começo da noite.
De acordo com o Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG, para ver o eclipse, o ideal é estar em um local alto, que permita uma visão desobstruída do leste. Quanto mais distante vermos o horizonte leste, mais cedo veremos a Lua nascer e por mais tempo veremos esse eclipse. O Observatório estará aberto para quem quiser ver tudo de lá.
De acordo com o mapa abaixo divulgado pelo observatório, quem estiver em alguma localidade sobre a linha P1 (à esquerda da região de visibilidade total), verá a lua nascer no início da primeira fase penumbral. Quem estiver sobre a linha U1 (também à esquerda da região de visibilidade total), verá a lua nascer no início da fase parcial. E quem estiver sobre a linha U4 (também à esquerda), verá a lua nascer no final da fase parcial.