Já a venda de smartphones bateu recorde no segundo trimestre deste ano em comparação com abril, maio e junho de 2013, avançando para 13,3 milhões de unidades um avanço de 22% no período. “O resultado do segundo trimestre para smartphones representa recorde de vendas não só no Brasil, mas no mundo inteiro. É a primeira vez que o país entra nesse patamar de 13 milhões e o mundo ultrapassa a marca de 300 milhões de smartphones vendidos”, afirma Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil.
Para o diretor de Criação da agência de comunicação Plan B, Daniel Negreiros, o crescimento do uso da internet móvel é o principal responsável pela expansão da presença dos brasileiros nas redes porque esses aparelhos funcionam como se fossem um computador à mão em qualquer hora e em quase todo lugar. “Os brasileiros são muito sociáveis e isso faz com que abracem as redes sociais. Aqui as pessoas contam para os amigos pelo Facebook o que viram no próprio Facebook ou no YouTube e isso começa a pautar o assunto das pessoas.”
“Pessoalmente, uso as redes para tudo, principalmente o YouTube e o Facebook. Como trabalho com isso preciso acompanhar o que está acontecendo”, diz Negreiros. O passeio pelas redes inclui o Spotfy, site que dá acesso a músicas e que permite que uma pessoa que está registrada saiba o que os amigos estão ouvindo. José Calazans, analista de mercado da Nielsen Ibope, explica que o acesso às redes sociais via internet móvel pode ser considerado uma grande novidade no Brasil. “As pessoas estão passando a trocar mensagens e a postar nas redes e no celular dá para fazer as duas coisas”, explica. De acordo com levantamento da empresa, 74% das pessoas que navegam na internet o fazem em casa e no trabalho.
Pesquisa feita pela Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes (Deep) em 2014 aponta que, em média, as pessoas gastam até uma hora e 16 minutos por dia no acesso às plataformas quando estão trabalhando. Levando em conta uma carga de trabalho de oito horas por dia, seria como se o funcionário deixasse de trabalhar três dias a cada mês. Segundo o relatório da Pew Research, entre os brasileiros que têm acesso à internet, 73% usam redes sociais como Facebook e Twitter. O maior número de usuários é jovem, entre 18 e 29 anos, como a designer Samanta Jozana.
“O Reddit é a pagina mais relevante da internet. Tudo que vai ser assunto nos outros lugares aparece lá primeiro. As pessoas categorizam se gostaram ou não das publicações, que em seguida são publicadas nas páginas mais populares. De repente, o assunto vai para o Facebook e todos estão discutindo.” Ela também explica por que gosta do Twitter. “No Twitter você pode conversar sozinho sem estar conversando sozinho. Tenho um pensamento muito fragmentado e quando vejo já construí um raciocínio no Twitter. Enquanto isso, outras pessoas dão opinião sobre o que estou falando. É bacana”, justifica.
Contra ponto
Andréia Salvador de Castro, dentista e usuária seletiva das redes
A dentista Andréia Salvador de Castro está nas redes sociais, mas raramente faz uso delas. Prefere o WhatsApp ao Facebook, porque as mensagens são curtas. “Todo mundo reclama que não entro no Facebook. Só faço isso quando tenho tempo nos fins de semana. No WhatsApp, seleciono os grupos dos quais quero participar. Abro sempre no final do dia e geralmente só respondo quando se trata de assunto profissional. Já ouvi falar do Instagram, mas para mim, Facebook e WhatsApp já são coisas demais.”