Edital destina R$ 15 mil para blocos do carnaval de rua de 2025
Empresa de bebidas vai contemplar grupos foliões de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Prazo de inscrições se encerra em 10 de janeiro
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO
Boa notícia para os blocos que vão animar as ruas no carnaval do ano que vem. A Xeque Mate Bebidas lançou edital de patrocínio para três grupos – um de Belo Horizonte, cidade natal da marca, outro do Rio de Janeiro e o terceiro da capital paulista. Os contemplados terão aporte de R$ 15 mil para viabilizar o desfile, além de insumos, divulgação e material de apoio.
Até 10 de janeiro, interessados devem acessar o site da empresa e preencher o formulário disponível. O responsável pelo bloco deve, entre outros itens, apresentar a história do grupo e explicar como ele se conecta culturalmente com a cidade onde desfila.
• IMENSIDÃO AZUL
Nem só festas de fim de ano são pretexto para confraternizar. No Dia Internacional do Mergulhador, comemorado em 18 de dezembro, a marAmar reuniu a turma no Nicolau Bar da Esquina, no Belvedere. “Acredito que o mergulho é muito mais que atividade recreativa, é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal. O oceano nos ensina a sermos humildes, a reconhecer nossa pequenez diante de sua vastidão e a cuidarmos uns dos outros”, diz Paula Loque, diretora da marAmar, uma das escolas de mergulho mais tradicionais da América do Sul, com 38 anos de atividades. Ela é reconhecida como a que mais forma mergulhadores no Brasil.
Paz e equilíbrio
Paula Loque diz que cada imersão no mar é uma oportunidade de autodescoberta, de superar medos e desafios, de encontrar paz e equilíbrio. “Um caminho que nos leva a sermos melhores não apenas como mergulhadores, mas como pessoas”, enfatiza. A festa no Nicolau reuniu alunos, familiares e instrutores da marAmar. Paula revela que a noite celebrou não apenas o fim do ano, mas os laços construídos e fortalecidos ao longo das quase quatro décadas da escola.
• LITERATURA
Maria Zilda Ferreira Cury, professora da Fale, a Faculdade de Letras da UFMG, lançou o livro “Heranças da ditadura na literatura brasileira contemporânea”, organizado por ela em parceria com as professoras Fabíola Padilha, da Universidade Federal do Espírito Santo, e Cimara Valim de Melo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A obra pode ser adquirida no site da Alameda Editorial.
• DETONAUTAS 2025
Depois de fazer 103 shows no Brasil e de se apresentar na Europa em 2024, a banda Detonautas redobra o fôlego para encarar 2025. Tico Santa Cruz, Renato Rocha, Fábio Brasil, Phil Machado e André Macca estarão na estrada com dois espetáculos: “Elétrico” e “Tour 20 anos – Acústico”. O grupo desembarca em Minas em 16 de janeiro, para cantar em Uberlândia, e volta três dias depois para subir ao palco na cidade histórica de Tiradentes.
• MOISÉS E VANDER LEE
“Onde Deus possa me ouvir”, sucesso do saudoso Vander Lee (1966-2016), acaba de ganhar releitura do cantor e compositor Moisés Navarro, que mandou o single para as plataformas digitais este mês. A canção vai fazer parte do álbum que Moisés anuncia para 2025, com inéditas autorais e parcerias.