Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira (26/12) -  (crédito: Divulgação / TV Globo)

Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira (26/12)

crédito: Divulgação / TV Globo

Morreu, nesta quinta-feira (26/12), o ator Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. O artista marcou a história da teledramaturgia brasileira com papéis icônicos, como o vampiro Vlad, de “Vamp”, e Barbosa, de “TV Pirata”. Sua morte está sendo lamentada por diversos artistas, com quem contracenou.


 

 

A atriz Claudia Ohana, a Natasha de “Vamp”, destacou o talento do colega de elenco e relembrou como foi contracenar com o amigo. “"Isso marcou nossa história, nossa carreira. Ele era uma pessoa muito carinhosa, muito divertida e muito alegre. Ele é capaz de falar da vida e da morte de uma maneira com humor. Sempre tinha um humor. Estou muito triste. Mas era um artista. Era um artista, sem dúvida alguma", disse, em entrevista à CBN. 

 


 

"O Ney era irreverente, o Ney se arriscava. Ele não tinha medo da loucura, porque o ator tem que ter a loucura para transgredir. Ele realmente se jogava, fez grandes personagens", destacou.

 

 

O ator Tony Ramos contou que ele e Ney tinham uma amizade sincera e costumavam se despedir ao telefone com a saudação "amor e paz, Barbosa", em referência ao personagem da “TV Pirata”. "Dizer o que dessa grande trajetória, desse grande companheiro? Ator de muitos recursos. Um talento que, nós atores, sempre conhecemos, sempre soubemos. Essa notícia dá uma sacudida em toda nossa turma, porque é muito duro, muito triste. Não sabia que ele estava com problema e internado. Só posso estender ao espectador a dimensão dele. Ele era grande, gigante entre nós. Um ator espontâneo. Quero ficar na lembrança com os jantares em nossa casa, aniversários, reunião da sala da dona Guta, nossa diretora de elenco", afirmou.

 

 


O ator e escritor Miguel Falabella lamentou ter de chorar por alguém com quem já deu tantas gargalhadas. “Você foi uma luz, um amigo querido, um ator extraordinário, um homem do teatro e um observador da vida com um olhar único e certeiro. Um grande. Obrigado por tanto e por tudo. Vou te amar sempre. Marília e Wilker devem estar te recepcionando com todas as honras merecidas, porque você sempre foi capa. Um dia, prometo, vou contar nossas aventuras por esse mundo de Deus. Por enquanto, siga na direção da luz com tranquilidade. Eu vou cuidar da sua memória. Aliás, toda uma geração hoje te reverencia e promete manter acesa a chama da sua história. Um beijo, amado meu!", escreveu.

 

 

Talento e carisma

 

A apresentadora Ana Maria Braga publicou em suas redes sociais uma homenagem em que chama Ney de “ícone inesquecível”. "Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Sua partida deixa uma lacuna imensurável na cultura brasileira. Ney encantou gerações com seu talento e carisma, tornando-se um ícone inesquecível das artes cênicas. Seu legado artístico permanecerá vivo em nossos corações e memórias. Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores”, disse.


Já o ator Ary Fontoura foi sucinto: “Que tristeza saber da sua morte, meu amigo Ney Latorraca. Descanse em paz!". A atriz Neusa Borges lembrou que sua estreia no teatro foi ao lado do amigo. "Hoje, as cortinas do palco se encerram para o Ney Latorraca, um amigo incrível com um talento inconfundível na arte. Com o Latorraca eu tive o prazer de conviver muito e fazer a minha primeira peça na carreira no teatro “Hair”, em 1969. Meu amigo, descanse em paz”, declarou.

 


O ator Marcelo Serrado resgatou imagens do seriado “Alexandre e outros heróis”, em que contracenou com Ney. A série foi indicada ao EMMY. "Luto! Ney Latorraca, sua partida representa uma perda irreparável para a cultura nacional. Que sua arte continue a inspirar e que sua memória seja eternizada em nossos corações. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores. Descanse em paz, Ney!", escreveu. 

 

 

O ator Marcelo Médici disse que Ney foi “a pessoa mais engraçada” que conheceu. O diretor Eduardo Barata classificou o astro como “uma figura ímpar”. Já o ator Eri Johnson lembrou o legado na teledramaturgia. "Um dos nossos maiores atores, um cara extremamente importante para todos nós da televisão e principalmente do teatro. Um verdadeiro artista, descanse em paz, Ney”, destacou.

 


Amiga pessoal de Latorraca, a atriz Lucia Veríssimo fez uma declaração de amor. "Uma coisa era certa a cada encontro: as gargalhadas. Um ator estupendo, um senso de humor afiado e o deboche era um traço marcante. Que se faça muita luz em seu caminhar, querido”, publicou na rede social. 


O ator Eike Duarte lembrou que fez sua estreia na TV com o mestre da atuação. "Hoje o céu está feliz! Certeza! Ney, lembro das suas histórias e o seu jeito incrível de contagiar as pessoas. Eu tive a sorte de te conhecer e trabalhar com você na minha primeira novela, quanto aprendizado! E quanta história engraçada! Obrigado! Te amo!", de declarou.

 


Dadá Coelho, atriz e roteirista, lembrou que sempre foi fã do artista e já o tietou várias vezes. "Ney Latorraca permanecerá. Que vida bonita. Descanse em paz, moço genial”, declarou. José de Abreu, ator, disse estar sofrendo a perda: "Minha alma chora."

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

O ator Mouhamed Harfouch lembrou o sucesso de Ney no teatro. "Todos os aplausos para o imenso Ney Latorraca. Foram tantos personagens incríveis e inesquecíveis no cinema, na TV e no teatro. Entre tantos nessa galeria, protagonizou junto ao Nanini o maior sucesso teatro brasileiro: O MISTÉRIO DE IRMA VAP, permanecendo mais de 11 anos em cartaz! Meus sentimentos aos amigos e familiares. Obrigado por tanto Ney!", destacou.