O fim de ano é marcado por ser uma época em que se misturam boas comidas e bebidas. Nesse contexto, por que não harmonizar cervejas com as delícias de Natal?
Pensando nas festas e no cardápio especial dessa data, a cervejaria Krug Bier sugere harmonizações elaboradas pela sommelière de cervejas Fabiana Bontempo. "Não é só com vinho e espumante que se faz uma ceia deliciosa. A cerveja artesanal vem para harmonizar perfeitamente com os pratos natalinos, conquistando o paladar daqueles que não abrem mão de uma boa cervejinha", diz.
Rabanada
A tradicional rabanada pode ser harmonizada com cervejas Ale Dry Stouts, que possuem notas de chocolate e café, realçando os sabores adocicados desse doce típico.
Panetone
As cervejas Barley Wines, complexas e doces, complementam o panetone, especialmente os recheados. Para o panetone de chocolate, as mais intensas, como as Russian Imperial Stouts, casam perfeitamente com a doçura da sobremesa.
Arroz com passas
Um prato que divide opiniões, mas que pode ser surpreendente com duas sugestões. As cervejas leves e maltadas, como a Golden Ale, complementam a doçura suave do prato, enquanto as Dry Stouts, que possuem um sabor seco, equilibram o dulçor das passas e evidenciam os temperos do arroz.
Bacalhau
O bacalhau combina muito bem com as cervejas frutadas e condimentadas, como as Weissbiers, que harmonizam com o seu sabor salgado e sua textura do bacalhau. Mas também harmoniza com as Pilsens amargas, que limpam o paladar da gordura do azeite e equilibram o sal do prato.
Peru
O tradicional peru de Natal pode ser harmonizado com cervejas de notas maltadas, por exemplo as Amber Lager, que combinam com a pele dourada do peru e o recheio. As que possuem um equilíbrio entre malte e lúpulo, como as Golden Ales, complementam sabores variados, como molhos à base de ervas, também são uma boa pedida.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Serviço
Todas as sugestões de harmonizações estão disponíveis no Instagram e no site da Krug Bier
*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino