Mais de 100 cigarros eletrônicos foram apreendidos pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em um estabelecimento comercial localizado em Formiga, região Centro-Oeste do estado. A apreensão aconteceu nesta segunda-feira (25/11), conforme divulgado nesta terça-feira pela polícia.
A venda desses dispositivos é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e os produtos apreendidos não apresentavam comprovação de origem ou nota fiscal. O proprietário foi autuado pelo crime de contrabando.
A apreensão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão relacionado a uma investigação de violência doméstica conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Formiga. O inquérito apura denúncias de ameaças com uso de arma de fogo, supostamente cometidas pelo dono do estabelecimento contra sua ex-namorada.
- Cigarros eletrônicos podem afetar fertilidade: alerta para riscos ocultos
- Regulamentação do cigarro eletrônico: quais os riscos?
Cigarros eletrônicos e a proibição no Brasil
Os cigarros eletrônicos são dispositivos cuja comercialização é proibida no Brasil desde 2009, por determinação da Anvisa. A restrição está associada a riscos à saúde e à falta de comprovação sobre a segurança desses produtos.
*Amanda Quintiliano especial para o EM