Prédio onde apartamento pegou fogo é de 1950 e foi tombado pelo patrimônio histórico em 2007 -  (crédito: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Prédio onde apartamento pegou fogo é de 1950 e foi tombado pelo patrimônio histórico em 2007

crédito: Marcos Vieira/EM/D.A Press

Um apartamento do Edifício Panorama, localizado na Avenida Afonso Pena, esquina com Rua Cláudio Manoel, no Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, pegou fogo nesta terça-feira (26/11).

 

Conforme informações preliminares do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG), foi registrado um princípio de fumaça saindo pela janela de um apartamento no primeiro andar do prédio. 

 

 

De acordo com o Tenente Biasibetti, houve um curto-circuito em uma tomada próxima a um sofá. Segundo ele, livros e madeira de móveis que estavam por perto serviram de material combustível para o fogo.

 

 

Os militares deslocaram três equipes para o caso, mas o fogo foi contido pelos próprios moradores, por meio dos extintores de incêndio do prédio e água. Não houve nenhuma vítima.

 

Veja vídeo do incêndio:

 

 

O tenente ainda acrescentou que, "devido ao curto-circuito, a necessidade de avaliação do apartamento afetado e a presença de fumaça, a moradora foi orientada a desocupar o lugar, até que a fumaça escoe e seja feita a avaliação dos circuitos elétricos".

 

Edifício Panorama

O apartamento que pegou fogo integra uma obra projetada pelos arquitetos Oswaldo Santa Cruz Nery e Henri Friedlander entre os anos 1950 e 1960. Tombado em 2007 pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, o prédio tem finalidade residencial.

 

 

O Edifício Panorama pode não ser conhecido por todos os belo-horizontinos pelo nome, mas sua imponência no alto da Afonso Pena não o deixa passar despercebido.

 

A construção de estilo modernista marca presença e pode ser vista por qualquer um que passe no cruzamento da Afonso Pena com a Getúlio Vargas. O prédio possui uma curvatura característica do modernismo na esquina, e é marcado pelas faixas de varandas em torno de todos os apartamentos de cada pavimento. A coloração alternada das varandas também proporciona um aspecto peculiar ao imóvel, tornando-o um ponto de referência inconfundível na paisagem de BH.