O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhou, na tarde desta terça-feira (27/11), na Cidade Administrativa, em BH, a assinatura da ordem de início da segunda fase do Alô, Minas!. A formalização ocorreu na mesma solenidade que marcou o início do serviço de transferência digital de veículos em todos os municípios do estado.
O Alô, Minas! foi lançado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende. O objetivo é levar telefonia e internet, com tecnologia 4G ou superior, para localidades que ainda não contam com esses serviços, de modo a facilitar o acesso da população aos serviços públicos digitais. Na segunda fase do programa, 41 distritos e povoados serão beneficiados.
A operadora que venceu a licitação da segunda etapa do programa foi a Vivo, que receberá incentivos fiscais por meio da Secretaria de Estado da Fazenda. A empresa oferecerá o serviço por um período de 20 anos e terá 24 meses para instalar a infraestrutura de transmissão do sinal de telefonia e internet. Os terrenos para implantação das torres de telecomunicações serão providos pelos municípios beneficiados.
A nova etapa do Alô, Minas! é voltada para localidades com população mínima de 500 eleitores totais, com base nos dados atualizados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ou nas quais existam ao menos 200 alunos matriculados na unidade local de ensino, segundo dados atualizados da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Confira as localidades incluídas na nova fase do programa:
- Bairro dos Rochas (Fama);
- Bairro Piracicaba (Baependi);
- Bairro São Pedro (Baependi);
- Bamberg (Teófilo Otoni);
- Barra do Cedro (Teófilo Otoni);
- Bom Jesus Dos Campos (São José da Barra);
- Bonito de Urucuia (Urucuia);
- Vereda Grande (Urucuia);
- Santa Cruz De Urucuia (Urucuia);
- Café (Guaraciaba);
- Capivara (Cajuri);
- Carioca (Piranga);
- São Bento (Piranga);
- Cunhas (Piranga);
- Conceição (Carangola);
- Comunidade Assentamento (Itaipé);
- Comunidade Colônia Vaz de Melo (Viçosa);
- Tico-Teco (Viçosa);
- Comunidade dos Quarteis (Coimbra);
- Córrego do Café (Pedra Bonita);
- Córrego Monte Verde (Pedra Bonita);
- Córrego Soturno da Mata (Setubinha);
- Estouros (Araponga);
- São Domingos (Araponga);
- Fura Seco (Varzelândia);
- Jaguarinha (Sacramento);
- João Gote (Ouro Branco);
- Lagoinha (Montes Claros);
- Santa Bárbara (Montes Claros);
- Pau Branco (Mato Verde);
- Pedra Alta (Ponto dos Volantes);
- Povoado de Morais (Ponto dos Volantes);
- Piragua (Senhora de Oliveira);
- Povoado de Aparecida (Abre Campo);
- Povoado de Laranjão (Glaucilândia);
- Povoado do Amargoso (Verdelândia);
- Queixadinha (Caraí);
- São José De Macaúbas (Cônego Marinho);
- Turvão (Ervália);
- Comunidade Joaquim Herculano (Ervália);
- Valadares (Juiz de Fora)
"Com essa expansão, agora, do Alô, Minas! fase dois, serão 28 mil pessoas atendidas (pelo programa)", esclarece Luísa Barreto, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. "A gente já tem trabalhado na expansão do projeto, eventualmente uma fase 3; temos algumas coisas pensadas também para a área rural, a serem breve formatadas e anunciadas", complementa.
O governador Romeu Zema destacou o papel social do programa. "Nós queremos que todos esses cantos de Minas, onde tenha, lá, uma comunidade com 200, 300 pessoas, ou até menos, venham a ser atendidos. Isso significa mais dignidade", diz.