Um recém-nascido foi salvo por um policial militar na noite desta quarta-feira (25/12) em Belo Horizonte. Os pais foram à base móvel da PM, no Bairro Coração Eucarístico, após o filho, o pequeno Rafael, ficar engasgado durante a amamentação e parar de respirar.
O menino foi socorrido pelo sargento Welison Andrade, que realizou a manobra de Heimlich — procedimento de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias.
“Os pais chegaram aqui de carro em desespero e até entraram na contramão. Na mesma hora, peguei o menino, que estava desacordado nos braços da mãe, e apliquei as manobras”, explicou o militar, acrescentando que, segundos depois, Rafael começou a chorar, indicando que havia voltado a respirar.
- Morre criança que teria sido envenenada junto com irmã pela mãe em BH
- Criança presencia morte da mãe e tio ser baleado em avenida de Contagem
Em seguida, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) avaliou o recém-nascido, que foi liberado. A família retornou ao Bairro João Pinheiro, onde mora.
“Nessas situações é preciso manter a calma para saber tomar a melhor decisão. Essas manobras não são difíceis, mas muitos pais ficam apavorados e, mesmo aqueles que sabem a técnica, não conseguem realizá-la. Felizmente, os pais chegaram aqui a tempo e tudo deu certo”, disse o militar em conversa com a reportagem.
Veja também:
- Engasgos podem causar danos irreversíveis e até mesmo a morte; entenda
- Risco de engasgo é maior entre idosos e crianças; saiba como agir