Usuários do Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte (CPV-BH), localizado no bairro Madre Gertrudes, Região Oeste, foram surpreendidos neste final de ano ao encontrarem o local fechado. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o aviso fixado na entrada do complexo, informando que o hospital estará inativo entre os dias 21 de dezembro até o dia 2 de janeiro de 2025 para dedetização e pequenas reformas.
A notícia pegou muitos de surpresa, gerando indignação entre tutores que dependem do serviço para o atendimento de seus animais. “Como um hospital fecha?”, questiona o autor do vídeo.
Kátia Lopes, uma das tutoras que conseguiu atendimento nos últimos dias de funcionamento do complexo, relatou sua experiência: “Fui na quinta-feira (19), fizemos o exame de sangue, e a cirurgia foi marcada para sexta-feira (20) às 9h30, porque, caso contrário, eu teria que esperar até a noite para a liberação. De acordo com eles, no dia seguinte seria bem melhor.”
Ela também destacou que, na quinta-feira, houve atendimento aos gatos com esporotricose, enquanto na sexta-feira foram realizados procedimentos para animais em tratamento oncológico. "Teve várias cirurgias na sexta-feira, mas não estavam internando animais. Quem precisasse de internação teria que recorrer a clínicas particulares. Pelo que percebi, ninguém precisou de internação naquele momento."
Kátia ainda mencionou que levou um dos seus animais para uma cirurgia de emergência devido à piometra.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o fechamento temporário foi necessário para a realização de melhorias na estrutura do local. Apesar disso, os atendimentos previamente agendados, como os de oncologia, e as internações em andamento continuam sendo realizados.
Complexo público veterinário
O CPV-BH, localizado no Bairro Madre Gertrudes, atende exclusivamente cães e gatos de tutores de baixa renda cadastrados no CadÚnico, que não têm condições de custear tratamentos veterinários. O local possui capacidade limitada a 45 atendimentos diários.
Inaugurado em maio de 2021, o hospital oferece serviços de pequena, média e alta complexidade, como exames, cirurgias e internações.
- Número de mortos pelas chuvas já supera o total do último período chuvoso
- BH: homens são presos com barras de maconha e arma
Além do atendimento veterinário, o CPV-BH conta com o Instituto Médico Veterinário Legal, o Grupo de Resgate Animal e uma ambulância veterinária para transporte e apoio em instituições parceiras.
Nova unidade
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) anunciou, no último dia 16, que a criação de uma nova unidade do Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte está entre as metas para 2025. A nova unidade contará com atendimento 24 horas e será focada em emergências, atendendo a uma das principais demandas da população que utiliza o serviço público veterinário.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Gelson Leite, o estudo para definir o bairro e a regional do novo hospital ainda está para ser concluído. “Esse é um estudo que nós estamos fazendo com os veterinários com atendimento aqui, com a logística, para que possamos fazer uma segunda unidade que atenda, inclusive, as lacunas de atendimento que nós temos, principalmente de uma unidade 24 horas e focada na emergência”, afirmou.
Além do hospital 24h, a agenda de "Bem-Estar Animal" para 2025 também prevê a criação de uma “farmácia veterinária solidária” e um banco de ração, iniciativas que visam ampliar o suporte às famílias de baixa renda com animais de estimação.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia