Os preços do petróleo oscilaram nesta segunda-feira (23), antes de fecharem em queda, pressionados pelo dólar forte que afeta as compras de cru, mas também por novidades geopolíticas.
O preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro recuou 0,43%, a 72,63 dólares.
Seu equivalente americano, o barril de West Texas Intermediate (WTI), para entrega no mesmo mês, caiu 0,32%, a 69,24 dólares.
"Hoje vimos muita volatilidade (...) e o mercado parece estar preso com o vento contra", comentou à AFP Phil Flynn, do Price Futures Group.
Os preços do petróleo foram afetados por um dólar que recuperou força no começo da semana, mas também porque há "uma preocupação crescente com os fatores de risco geopolíticos", o que limita o movimento para baixo, segundo Flynn.
O mercado reagiu especialmente a comentários de "vários líderes do mundo sobre a possibilidade de restringir as exportações russas", lembrou John Kilduff, analista da Again Capital. "O mesmo ocorre com o Irã", acrescentou.
O mercado também espera que o novo governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, exerça ainda mais pressão.
No sábado, Trump criticou as tarifas de passagem, segundo ele "ridículas", a que estão sujeitos os barcos americanos que usam o Canal do Panamá e ameaçou exigir que os Estados Unidos retomem o controle desta rota de navegação.
Segundo estimativas, cerca de 5% do comércio marítimo mundial passam pelo Canal do Panamá.
lul-ni/nth/ag/atm/mvv