O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta sexta-feira (3), que bloqueou a polêmica venda por 14,9 bilhões de dólares (92,4 bilhões de reais) da siderúrgica americana US Steel para a japonesa Nippon Steel, devido à necessidade estratégica de proteger essa indústria.
"Essa aquisição teria colocado um dos maiores produtores de aço dos Estados Unidos sob controle estrangeiro, criando um risco para nossa segurança nacional e para a cadeia de abastecimentos. É por isso que decidi bloquear a operação", disse Biden em um comunicado.
Biden deve entregar a presidência em 20 de janeiro ao republicano Donald Trump, que também se manifestou contra a fusão originalmente anunciada em dezembro de 2023.
Um painel encarregado de avaliar as implicações para a segurança nacional dos Estados Unidos de uma possível venda da siderúrgica se recusou a decidir no final de dezembro.
A decisão então coube a Biden, que tinha 15 dias para tomá-la.
O projeto de fusão esteve no centro da campanha presidencial do ano passado, pois envolvia o estado da Pensilvânia, o berço da indústria siderúrgica dos EUA e um importante campo de batalha eleitoral.
O sindicato dos trabalhadores do aço se opôs fortemente à fusão, que a Nippon Steel descreveu como uma verdadeira tábua de salvação para um setor em dificuldades.
sms/nro/nn/mar/dd/aa