O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que conversou nesta sexta-feira (9) com seu homólogo americano, Joe Biden, e lhe agradeceu por seu "firme apoio", quando faltam poucos dias para o democrata deixar o cargo.
Zelensky cumprimentou Biden por seu "firme apoio à independência da Ucrânia e pelo papel vital que os Estados Unidos desempenharam na união da comunidade internacional", disse o líder ucraniano em uma mensagem na rede social X.
Biden se certificou de fornecer toda ajuda possível à Ucrânia antes da posse do presidente eleito Donald Trump em 20 de janeiro, por temer que seu sucessor reduza o apoio a Kiev quando chegar à Casa Branca.
O republicano prometeu encerrar o conflito, iniciado com a invasão russa em fevereiro de 2022, em "24 horas" após chegar ao poder, o que preocupa a Ucrânia, temendo ser forçada a fazer grandes concessões em troca de um acordo de paz.
Moscou tem ganhado terreno nos últimos meses, enquanto o Exército ucraniano continua carente de recursos.
Zelensky também expressou suas "condolências pelos devastadores incêndios na Califórnia e pela trágica perda de vidas humanas".
bur-cad/liu/mm/bc/jb/am