A australiana Amber Bourke, de 35 anos, alcançou um marco esportivo impressionante ao caminhar 112,83 metros submersa, com direito a apenas um intervalo para respirar. O feito ocorreu em agosto de 2024, mas foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records e anunciado na última sexta-feira (10/1).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Para atingir o recorde, a atleta precisou manter uma postura específica, inclinando o corpo em 90 graus e mantendo as mãos posicionadas para trás, ultrapassando a sul-africana Amber Fillary, que alcançou 109,6 metros em 2021.
- Até Caetano Veloso cantou música evangélica em show: O crescimento do gospel no Brasil
- Conheça os 8 recordes brasileiros que entraram para o Guinness em 2024
- Cadela brasileira memoriza mais de 200 palavras e ganha status de ‘gênio’
Esta não é a primeira conquista dela. A mergulhadora também ganhou um título mundial pela Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (AIDA) e 17 marcas nacionais no mergulho livre.
“Pratico mergulho livre há mais de uma década e sempre sonhei em conquistar um título do Guinness”, afirmou.
A motivação de Bourke veio de uma causa ambiental: arrecadar fundos para a Australian Marine Conservation Society, organização dedicada à preservação dos oceanos e da vida marinha na Austrália.
A instituição foi fundada em 1965 e possui o objetivo de auxiliar na preservação da biodiversidade marinha e dos ecossistemas costeiros.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Thiago Prata