A Organização Mundial da Saúde reportou nesta terça-feira (14) oito mortes vinculadas a um possível surto do vírus de Marburg na Tanzânia, e alertou que o risco de propagação no país e na região era "alto".
O vírus de Marburg provoca uma febre hemorrágica altamente infecciosa, com taxa de mortalidade de até 90%, muitas vezes acompanhada de sangramento e falência de órgãos. É da mesma família do vírus ebola e transmitido através de morcegos.
A agência de saúde das Nações Unidas notificou ontem seus Estados-membros sobre a suspeita de um surto desta doença na região de Kagera, na Tanzânia.
Hoje, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu na rede social X que a OMS tinha conhecimento de "nove casos até agora, incluídas oito pessoas que morreram".
A OMS estimou que o risco regional é "alto" devido à "localização estratégica" de Kagera como "centro de trânsito com importante movimento transfronteiriço de população de Ruanda, Uganda, Burundi e República Democrática do Congo".
Contudo, detalhou que o risco de propagação global era "baixo".
Há menos de um mês, a OMS declarou um surto do vírus de Marburg na vizinha Ruanda, que matou 15 pessoas.
nl/tym/dbh/dga/rpr