Internacional

Netanyahu reverte decisão sobre novo diretor de Segurança Interna

Publicidade

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reverteu a decisão, anunciada na véspera, de nomear o vice-almirante da Marinha Eli Sharvit como novo diretor do Shin Bet, o Serviço de Segurança Interna, informou nesta terça-feira (1) seu gabinete.

"O primeiro-ministro agradeceu ao vice-almirante Sharvit por responder ao chamado do dever, mas informou que, após novas considerações, pretende examinar outros candidatos", afirma um comunicado oficial.

Netanyahu destituiu em 21 de março o atual diretor do Shin Bet, Ronen Bar, por "falta de confiança", mas ações legais da oposição e de uma ONG levaram o Supremo Tribunal a suspender a medida até 8 de abril, enquanto examina os recursos. 

O primeiro-ministro insiste, no entanto, que corresponde ao governo decidir quem comanda a agência de segurança interna.

A relação de Bar com Netanyahu foi abalada depois que o diretor do Shin Bet culpou o governo pelo fiasco de segurança nos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023 contra Israel.

A relação se deteriorou ainda mais com uma investigação do Shin Bet sobre supostos pagamentos a Netanyahu procedentes do Catar.

reg/dv/mas/fp

Tópicos relacionados:

conflito israel politica

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay